Churn rate: o que é e como fazer esse cálculo estratégico

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Churn rate: o que é e como fazer esse cálculo estratégico

É fato que para o bom desenvolvimento de uma empresa alguns pontos precisam ser avaliados. Entre eles destacam-se o nível de satisfação da sua clientela que, por sua vez, é uma peça fundamental para o sucesso do empreendimento. Nesse sentido, o churn rate é um sistema que foi criado para calcular o quanto a sua instituição perdeu de receita e consumidores em um determinado período.

Diante disso, para tentar melhorar a empresa e a visão que os clientes possuem sobre ela, é importante que os empresários acompanhem as taxas de cancelamento e pesquisem sobre os principais motivos que levaram o consumidor a desistir da compra.

Quer saber mais sobre o conteúdo? Prossiga a sua leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o churn rate?

O churn rate é um tipo de taxa que mensura a rotatividade dos clientes em uma determinada empresa. Assim, o empreendedor consegue contabilizar os cancelamentos e abandonos registrados em sua base de clientes. Logo, em determinados setores, esta taxa é utilizada para avaliar o sucesso do negócio, como é o caso de empresas de assinatura.

Assim, esse método ajuda os empresários a terem um melhor planejamento financeiro da sua instituição e por consequência conseguem otimizar a produção, gerando resultados positivos para a loja.

Como calcular o churn rate?

A conta feita para calcular essa métrica é bem simples e prática. Inicialmente é preciso dividir o número de cancelamentos ao final de determinado período que deseja avaliar pelo número de consumidores ativos no início do mesmo período. Logo, o resultado dessa conta será um número decimal, e para descobrir o número em porcentagem basta multiplicar o valor encontrado por 100.

Desse modo, com essa estratégia o empreendedor consegue ter uma média dos valores que está perdendo em cada cancelamento dos clientes, e não somente o número de consumidores perdidos.

Como diminuir o cancelamento de clientes?

Algumas dicas para reduzir de maneira gradativa o churn rate é treinar os seus funcionários para que eles saibam trabalhar de forma eficaz e atender de maneira precisa todas as necessidades dos clientes. Somado a isso, é preciso criar um manual de boas práticas na empresa a fim de que o empreendimento seja organizado e monitorado, maximizando, assim, os seus lucros.

Além disso, é preciso encarar as críticas dos clientes, afinal, elas servirão de base para você saber o que precisa ser modificado na empresa. Então, veja esses feedbacks como grandes oportunidades de melhoria e busque sempre aperfeiçoá-los.

É importante também analisar o comportamento dos seus melhores clientes, tentar ao máximo atender às suas solicitações de maneira ágil e personalizada, no fim das contas, uma grande empresa é sustentada pela fidelidade dos seus consumidores.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o churn rate e como calculá-lo, procure avaliar de modo criterioso as receitas da sua empresa, bem como o nível de satisfação da sua clientela, assim você conseguirá alavancar as suas vendas e ganhar visibilidade no mercado.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e aproveite para ler mais sobre o que é receita recorrente e como funciona.

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