Como fazer o fechamento de caixa: 3 dicas para fazer de forma eficaz

Como fazer o fechamento de caixa: 3 dicas para fazer de forma eficaz

O fechamento de caixa consiste em um desafio na gestão de empresas, e a sua realização precisa ser realizada de maneira minuciosa. Por mais simples que pareça, é muito recorrente cometer pequenas falhas. Assim, é necessário saber como fazer o fechamento de caixa.

Desse modo, é importante destacar que o gestor precisa ficar atento a todas as movimentações financeiras que acontecem durante o seu trabalho. Com isso, ele conseguirá evitar erros prejudicais ao negócio. Afinal, quando as falhas no registro de atividade financeira são erradicadas a tempo, é possível evitar a ocorrência de maiores contratempos.

Então, continue a leitura e conheça três dicas para fazer o fechamento de caixa da maneira correta!

1. Estabeleça um profissional adequado

É primordial escolher um funcionário que esteja capacitado o suficiente para assumir essa responsabilidade e que saiba como fazer o fechamento de caixa corretamente. A função de abrir e fechar um caixa necessita de elevado nível de comprometimento e responsabilidade do colaborador. Desse modo, evite encarregar novos profissionais sem que exista o acompanhamento de outro funcionário mais eficiente.

2. Use a uma boa ferramenta

É fundamental contar com ferramentas que sejam capazes de facilitar as atividades do seu dia a dia. Uma instituição que deseja crescer e sair da crise financeira mais forte precisa aumentar seu nível de gestão.

Ter o controle de caixa completo, com relatórios a respeito das vendas, dos estoques, das compras e dos clientes de maneira integrada e ágil, por exemplo, ajuda no sucesso e na elevação de sua rentabilidade.

Por essa razão, uma boa ferramenta de gestão de custos é de grande valia. Nesse sentido, é importante destacar que a Tiquei pode ajudar o empreendedor controlar os recebimentos de cartão e, além do mais, a empresa apresenta uma plataforma de conectividade segura e sólida para prestação de serviço. Logo, pode ser uma excelente opção para você que deseja ter sucesso.

Entretanto, existem outras ferramentas online que contam com emissão de documentos fiscais, como NF-e, NFC-e e NFS-e. Desse modo, todo o sistema funciona de maneira integrada, sendo capaz de ajudar na negociação com fornecedores, no setor financeiro, no cadastros de clientes e no controle de estoques.

3. Registre todas as movimentações

Esse passo exige muita atenção e é uma tarefa muito eficiente para que todas as movimentações financeiras sejam devidamente registradas. Seja manual, seja por meio de um sistema de gestão, o colaborador responsável precisa registrar cada uma das transações e avaliá-las no fim do expediente.

Então, quando for preciso realizar um reforço de caixa, isto é, quando o troco acabar, também é preciso efetuar um registro detalhado. Você pode separar as transações da seguinte maneira:

  • comprovante de venda com cartão de crédito;
  • comprovante de venda com cartão de débito;
  • cheque pré-datados ou à vista;
  • tickets (caso a empresa os aceite).

É imprescindível saber como fazer o fechamento de caixa de maneira eficaz para aumentar o sucesso do negócio, pois você ficará sabendo de tudo que é realizado em toda sua empresa e conseguirá encontrar as falhas. Sendo assim, fique atento às dicas mencionadas e coloque-as em prática.

Gosto do nosso post? Você viu que o controle das vendas realizadas com cartão é uma etapa importante do fechamento de caixa. Então, aproveite para ler sobre o controle de vendas com cartões e como fazer de forma correta!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: