Como organizar contas a pagar e receber de uma empresa?

Como organizar contas a pagar e receber de uma empresa?

Saber como organizar contas a pagar e receber de uma empresa é umas das questões que mais ocupam a cabeça dos empreendedores quando se trata de gestão financeira do negócio.

Isso não é à toa, uma vez que a organização das contas ajuda a mostrar a saúde financeira dos negócios e é de fundamental importância para a administração, orientando inclusive os próximos passos.

Por isso, separamos algumas dicas de como organizar as contas a pagar e receber e de que forma fazer a gestão financeira! Continue lendo para saber mais!

Qual a importância de organizar as contas?

Organizar as contas da empresa é essencial para mantê-la, independentemente do faturamento que ela tenha. É por meio da gestão financeira que se entende em que situação uma empresa se encontra e quais ações têm que ser tomadas para que ela seja sustentável.

Muitas contas a pagas e poucas a receber, por exemplo, é um sinal de alerta. É necessário fazer uma análise e, algumas vezes, até cortes nos gastos, para que a companhia volte aos trilhos e consiga equilibrar despesas e aumentar os lucros.

Por outro lado, uma empresa com muitas contas a receber, em comparação às contas a pagar, é sinal de que está crescendo e que pode inclusive investir em áreas que podem trazer ainda mais crescimento.

Ter um direcionamento, por meio de uma gestão financeira eficiente, resulta em planejamento e organização adequados à situação da empresa.

Além disso, mantém o nome da empresa limpo, já que ela é boa pagadora. Com isso, melhores negociações com fornecedores e investidores podem surgir, já que o risco de inadimplência é menor.

Como organizar as contas a pagar e receber de uma empresa?

Aprender a organizar as contas da companhia tem uma série de vantagens, como mencionamos no tópico anterior. Mas como fazê-lo?

Para isso, separamos algumas dicas especiais! Continue lendo para saber!

Faça uma planilha

Uma das dicas mais básicas de gestão é fazer uma planilha de controle de vendas e de gastos. Essas planilhas ajudam a detectar rapidamente como a empresa está financeiramente, além de deixá-la mais organizada.

Para isso, é preciso ter atenção ao preenchimento dos dados e deixá-la sempre atualizada. A gestão de pagamentos por meio da planilha também ajuda a manter as contas em dia, evitando multas por atrasos.

Separe finanças pessoais das profissionais

Outra dica fundamental para uma boa gestão é não misturar os tipos de finanças. Quem tem empresa pequena pode cair na tentação de achar que não há diferença entre as contas, já que é o único beneficiário do próprio negócio.

Entretanto, o ideal é que o empreendedor tenha um salário, ou seja, receba como qualquer funcionário e, a partir desse valor, pague suas próprias contas. Isso evita erros na gestão que podem, inclusive, atrapalhar quem deseja um empréstimo bancário, por exemplo.

Isso porque os analistas avaliam não só a saúde financeira e o potencial de crescimento da empresa, mas também a forma como é gerida. Misturar contas pessoais com as da empresa mostra antiprofissionalismo e não é bem-visto.

Planeje orçamentos

O planejamento é essencial para quem deseja administrar sua empresa de forma eficiente. Por meio dele, o gestor consegue prever melhor os próximos passos e conduzir o negócio da melhor maneira.

Use o app Tiquei

O app Tiquei é outra excelente dica! Trata-se um aplicativo de gestão financeira de recebíveis, tornando a vida do pequeno empresário mais simples, uma vez que contribui para a análise de contas a receber de um jeito bem mais rápido.

Para quem tem pouco tempo e muitas tarefas para se dedicar ao negócio, o app Tiquei reduz não só o estresse com a área financeira, como a torna mais transparente.

Além disso, o empresário pode focar em outras áreas que exigem uma demanda maior de tempo, sabendo que a área de finanças da empresa está controlada.

Outra vantagem do Tiquei é que tudo está na palma da mão, mas ele também extrai os dados para uma planilha do Excel, caso seja preciso.

A boa gestão financeira influencia a manutenção de uma empresa?

A verdade é que fazer uma boa gestão financeira é essencial para manter uma empresa no mercado.

Fora isso, também ajuda a torná-la mais competitiva, já que ela consegue reduzir seus gastos, de maneira eficiente, e aumentar os lucros, de maneira inteligente.

Gostou deste post e quer conhecer melhor o app Tiquei? Para saber as funcionalidades do aplicativo e como ele pode auxiliá-lo, entre em contato conosco!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: