Ninguém deseja ter que gerenciar um negócio que vai mal das pernas, com as contas no negativo. Por isso, além de ter que lidar com fatores externos, como o cenário econômico, é preciso manter um controle apurado das finanças dentro da empresa para que ela não apresente problemas financeiros graves, que comprometam sua continuidade.
Todavia, nem sempre esses controles funcionam e os resultados indesejados aparecem. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas de como tirar a empresa do vermelho e evitar a falência. Tenha uma ótima leitura!
Faça um diagnóstico da situação
A primeira atitude a ser tomada pelos responsáveis pela gestão de uma empresa que quer sair do vermelho é compreender qual o real estado das contas do negócio e que atitudes a levaram a esse estágio. Por isso é tão importante traçar um diagnóstico.
Entre as razões mais comuns para esses resultados negativos, estão:
- gastos constantemente superiores às receitas;
- investimentos mal planejados;
- contratações desnecessárias;
- uso desregrado de empréstimos;
- problemas na gestão do negócio (misturar contas de pessoa jurídica com as de pessoa física, por exemplo).
Reduza custos
Com o diagnóstico em mãos, parta para a ação. Com as contas no vermelho, a recomendação básica é reduzir os custos do negócio. E isso envolve tanto diminuir gastos fixos (como contas de água, luz e aluguel) quanto variáveis, como gastos com suprimentos ou até mesmo investimentos que estavam sendo planejados.
Para atingir esse objetivo, renegocie contrato, converse com fornecedores e oriente seus colaborares a agirem de modo a economizar recursos durante suas atividades.
Renegocie dívidas
Se as contas ruins já fizeram com que sua empresa contraísse dívidas, a saída delas passa por sentar com os credores e renegociá-las. Comece primeiro pelas dívidas mais caras e com juros mais altos (como é caso de bancos e instituições financeiras), mas não se esqueça dos fornecedores e de eventuais tributos que possam estar em atraso.
Na hora da negociação, seja sincero sobre a sua capacidade de pagamento e consulte a possibilidade de contar com descontos em multas e juros, o que pode representar uma boa economia.
Encontre novas fontes de recurso
Novas fontes de recursos provavelmente serão necessárias para trazer as contas novamente para o azul. Para isso, faça promoções, reavalie seus produtos e serviços disponibilizados para que eles chamem mais a atenção do público e, com isso, haja um incremento das vendas.
Outra possibilidade é readequar a margem de lucro, com o cuidado de não fazer com que sua empresa perca competitividade diante dessa elevação. Tomar medidas para reduzir a inadimplência é outra atitude que costuma trazer bons resultados, evitando prejuízos causados por clientes em atraso.
Mantenha um controle do fluxo de caixa e de vendas
Descuidar do fluxo de caixa e de vendas é outro erro comum de empresas que estão no vermelho. Por isso, reforçar o cuidado com esses processos, que permitem controlar todas as entradas e saídas de recursos, é outra estratégia comum por quem quer reverter o quadro ruim.
Para não errar no fluxo de caixa, o ideal é abandonar mecanismos manuais de controle e investir em ferramentas que auxiliem esse processo, automatizando-o. Isso permite controlar melhor as vendas feitas, independentemente do meio de pagamento utilizado, e evita equívocos que podem prejudicar as contas.
Depois de acompanhar essas dicas de como tirar a empresa do vermelho, é importante compreender o papel de um acompanhamento financeiro (incluindo o controle de vendas) constante para evitar que as contas voltem a apresentar números ruins.
Quer saber como fazer o controle de vendas da forma correta? Confira as dicas do nosso post!