O que é conciliação de vendas? Entenda como é feita na empresa

O que é conciliação de vendas? Entenda como é feita na empresa

Nos últimos anos, o brasileiro tem dispensado cada vez mais o dinheiro como forma de pagamento em lojas. Os cartões de débito e crédito, atualmente, são os métodos mais comuns de pagamento por conta da praticidade e da segurança.

Por isso, o processo de conciliação de vendas efetuadas por débito ou crédito é essencial para o controle financeiro do varejo. Essa checagem deve ser efetuada diariamente, como parte da rotina de um negócio. O controle manual por meio de planilhas é possível, mas plataformas adequadas tornam a conciliação mais confiável e rápida.

Neste artigo vamos explicar a você como a conciliação de vendas deve ser feita nas empresas e por que é tão importante. Confira!

Por que a conciliação de vendas é importante?

O processo de conciliação de vendas é muito importante para qualquer negócio a partir do momento que integra o controle financeiro da empresa. O acompanhamento diário das vendas efetuadas com cartões de débito e crédito pelo cliente deve fazer parte do dia a dia do setor financeiro. Somente essa conciliação bem executada pode garantir ao empreendedor que os valores registrados não tenham divergência.

Como é realizada na prática a conciliação de vendas em uma empresa?

Na pratica, esse controle é feito por meio da conferência dos extratos emitidos pelas operadoras de cartão com os comprovantes das vendas realizadas na loja. As vendas podem ter sido realizadas no varejo tanto na loja física quanto numa loja virtual, por meio do site da marca, por exemplo. Também é necessária a confirmação dos pagamentos realizados e daqueles que ainda estão previstos.

O profissional que está realizando esse controle deve acessar os sites das operadoras e dos bancos emissores dos cartões. Ele verifica em todas as adquirentes os valores totais a receber, assim como aqueles valores cobrados para o aluguel da maquininha de cartão. A tarefa exige muita disciplina, organização e máxima atenção por parte do responsável.

Quais são os riscos de uma conciliação de vendas mal feita para um empreendimento?

A falta de conciliação de vendas nos cartões de débito e crédito ou uma conciliação mal feita, cheia de erros, impacta diretamente no planejamento financeiro do negócio. Caso haja divergências constantes nesses valores, a empresa pode acumular sérios prejuízos e até perder o controle do fluxo de caixa.

Existe inclusive o risco de a empresa não conseguir realizar o devido gerenciamento de estornos e de cancelamentos de compras, necessário para o planejamento. O êxito financeiro e estrutural da empresa, portanto, pode ficar comprometido.

O processo de conciliação de vendas deve fazer parte da manutenção da saúde financeira do negócio. É possível efetuar a conciliação de vendas manualmente, por meio de planilhas no computador. Porém, a automação evita erros ou mesmo divergência de valores e informações.

Gostou do nosso post? Então aproveite e siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades sobre esse e outros assuntos.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: