Consumidor 4.0: você está preparado para atender este público?

Consumidor 4.0: você está preparado para atender este público?

É evidente que o mercado mudou, a tecnologia se tornou um dos principais pilares para a divulgação de produtos e até efetivação de vendas. Porém, não apenas a maneira como as empresas interagem com o seu público é diferente. A forma de consumo também se transformou. Agora temos o que chamamos de consumidor 4.0. E, independentemente do tamanho do seu negócio, para vender mais e sobreviver no mercado, é importante estar preparado para ele.

Neste texto, vamos falar sobre o que é esse consumidor e de que forma uma empresa pode se preparar para atendê-lo. Confira!

O que é o consumidor 4.0?

As principais características desse tipo de consumidor estão na alta conectividade, uso dos meios digitais e conhecimento sobre aquilo que consome. Esse não é o tipo de indivíduo que escolhe qualquer marca, ou mesmo, só compra aquilo que dizem para ele que é bom.

O consumidor 4.0, antes de mais nada, é uma pessoa que tem acesso à informação, tanto pelo fato de estar atento ao que acontece e às tendências do mercado, quanto pela quantidade de tecnologia que tem disponível. Além disso, ele se preocupa com o humano, logo, as marcas não podem ser um robô para atendê-lo, ele quer um trabalho humanizado e mais específico para quem ele é.

O que mudou?

A maioria lembra como a publicidade funcionava antigamente, a TV era o foco central de campanhas, também havia o rádio e a mídia impressa. Boa parte das propagandas eram uma via de mão única em que se apresentava algo com a intenção de persuadir e não se sabia com precisão a reação do outro lado.

Hoje isso não existe mais, assim que uma propaganda é mostrada, é possível saber como o público recebeu. Além disso, qualquer tipo de insatisfação pode ser apresentada com poucos cliques, na página oficial do produto, graças às redes sociais.

Como se preparar para atendê-lo?

Deu para perceber que o consumidor 4.0 é bastante conectado e bem mais exigente. Mas como é possível satisfazê-lo? Aqui, vamos apresentar as principais dicas de como se preparar.

Disponibilize diferentes canais

A capacidade de se comunicar é um ponto forte desse consumidor, mas não é só isso. Ele utiliza diversos canais para se expressar. É só observar como uma mesma pessoa pode ter diversas redes sociais e ser ativa em todas elas.

Logo, é importante que a empresa tenha estratégias de comunicação amplas sem perder a excelência de atendimento. Não pode só ter redes sociais, é preciso ser ativa também e oferecer outras formas de atendimento, como chat online, WhatsApp, chatbots, entre outras tecnologias.

Tenha uma comunicação direta

O diálogo precisa ser o mais direto possível quando falamos do consumidor 4.0. Mas atenção, isso não significa que ele deve ser robotizado. Esse indivíduo não gosta de burocracias e quer respostas imediatas, mas preza pela humanização do atendimento.

Ele quer ser atendido por pessoas e não robôs, então, mesmo que a sua empresa use chatbots, procure sempre utilizar uma linguagem personalizada e humanizada.

Invista em tecnologia

Por fim, o investimento em tecnologia será fundamental para ter sucesso com esse cliente. Afinal, ele é super presente no mundo digital e a empresa precisa estar onde ele está. Além disso, o consumidor 4.0 quer ser atendido de maneira ágil e eficiente, qualidades que só a tecnologia pode oferecer.

Logo, investir em maneiras de garantir o que ele precisa a um clique, como efetivação de uma compra, geração de boleto, parcelamento, são pontos básicos para conquistá-lo.

Ao longo deste texto, acompanhamos quais são as principais características do consumidor 4.0 e apresentamos 3 dicas para que as empresas se preparem para ele. Destacamos a importância de investir em tecnologia e procurar tornar o atendimento mais diversificado possível, estando disponível em diversos canais.

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