O que é controle de recebíveis? Entenda como fazer a gestão

  • Post category:Vendas
O que é controle de recebíveis? Entenda como fazer a gestão

O controle de recebíveis faz parte da organização dos processos financeiros de uma empresa, estando relacionado com a administração dos pagamentos que a instituição precisa receber. 

Quando feito de forma eficiente, o empreendedor consegue ter um controle melhor da situação financeira da instituição e, assim, evita maiores contratempos. Continue a leitura e saiba como fazer isso!  

Qual a importância de fazer o controle de recebíveis? 

Nesse sentido, é importante ressaltar que a gestão de recebíveis está relacionada com a compensação dos cheques, boletos bancários e vendas realizadas nos cartões de crédito e débito. Ela também está associada ao controle de pagamentos que foram parcelados pelo cliente.

Fazer essa gestão é importante para todas as empresas. Ao ter boas práticas de gestão de recebíveis o fluxo de caixa se torna mais otimizado. Dessa forma, quanto mais o gestor souber do capital que será recebido, maiores são as oportunidades de crescimento da empresa. 

Isso acontece porque uma gestão eficiente permite ter a projeção correta dos valores a receber e é possível tomar decisões mais acertadas para o desenvolvimento da empresa. Com isso, evitar crises financeiras, gastos inesperados e inadimplência dos clientes. 

Como fazer uma boa gestão de recebíveis? 

A gestão de recebíveis é primordial para o pleno funcionamento da organização. Por essa razão é essencial saber fazê-la para evitar maiores problemas financeiros que podem atrapalhar o desempenho do seu negócio no mercado. 

Sendo assim, é fundamental determinar um tempo para acompanhar o fluxo de entradas e atualizar o planejamento da instituição. Para determinar o período, é necessário levar em consideração a quantidade de clientes que a empresa apresenta.

Todas as contas a receber precisam ser corretamente registradas em um sistema, isso facilita os cálculos e evita perda de tempo. Ter dados claros facilita o trabalho dos colaboradores.  

Também, a empresa precisa fazer um monitoramento dos clientes inadimplentes para ter um controle financeiro satisfatório. Logo é fundamental sabe a respeito dos pagamentos pendentes e estabelecer meios e dias de cobrança.

Além disso, ter uma boa quantidade de clientes ativos é primordial para garantir a recorrência de pagamentos, mantendo o fluxo de caixa sempre positivo. Caso isso não esteja acontecendo, é preciso criar estratégias que visam reter clientes.

Como a tecnologia pode ajudar você? 

Para facilitar a gestão de recebíveis é válido contar com o auxílio das ferramentas tecnológicas, sendo essas ferramentas primordiais nas médias e grandes empresas que apresentam um capital de giro alto. Porém, mesmo as pequenas empresas se beneficiam muito ao usar a tecnologia na gestão financeira.

Com boas ferramentas, o gestor poderá ter um controle mais eficiente do fluxo de caixa e recebíveis. Essa boa gestão é essencial para garantir o crescimento da empresa. Ela ajuda encontrar possíveis falhas e erros financeiros que podem afetar o seu desempenho e melhora a tomada de decisão.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber como usar dados financeiros para tomar decisões com sucesso!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: