Dinheiro ou cartão: qual a melhor forma de pagamento para seu negócio?

  • Post category:Vendas
Dinheiro ou cartão: qual a melhor forma de pagamento para seu negócio?

Os produtos disponíveis na sua loja, a forma de atendimento e a localização do seu estabelecimento podem até ser algumas das razões para o atrair mais clientes. Porém, se a forma de pagamento não for adequada, tenha a certeza que será difícil eles voltarem para a sua loja.

Nesse sentido, a dúvida pode ser dinheiro ou cartão, qual é o melhor para o meu negócio? Isso vai depender de diversos fatores, entre eles, conhecer bem quais as vantagens que cada um traz para sua loja.

Por isso, a seguir, vamos saber quais dessas formas é a mais adequada. Confira!

Como funciona o pagamento em dinheiro?

Para começar, vamos explicar como o pagamento em dinheiro funciona. Não há muito segredo para essa forma de transação, pois ela é feita com notas ou moedas e o consumidor pode dar o valor total do produto, ou a mais. Nesse último caso, o lojista deve ter o troco para devolver ao cliente.

Uma possível desvantagem para essa forma de pagamento é que há um limite de quanto o consumidor pode desembolsar, não sendo uma maneira muito comum para valores altos. É difícil que alguém saia por aí com R$ 1.000,00, além de ser um volume alto de notas, é inseguro.

E o cartão?

Já o cartão é bem mais simples, além de ser um item super pequeno e fácil de guardar na carteira. Há as opções de débito e de crédito, dessa forma, caso o consumidor não tenha o dinheiro em mãos, ele pode escolher a segunda alternativa.

Uma das grandes vantagens do cartão é a possibilidade de fazer compras de altos valores, com segurança e a possibilidade de parcelamento. O lojista recebe o dinheiro total e o cliente paga as parcelas durante os meses. Entretanto, apesar da praticidade, há o pagamento de taxas de cartão de crédito para cada transferência efetivada.

Qual é a forma de pagamento escolher para o seu negócio?

A primeira coisa que é preciso pensar é em relação ao seu cliente. Ou seja, é fundamental conhecer qual é o perfil de quem frequenta a sua loja. Como ele costuma fazer os pagamentos no seu estabelecimento? Com essa informação, há melhores chances de acertar na escolha.

Além disso, é preciso ser realista perante as vantagens e desvantagens de cada forma. Por exemplo, o dinheiro, você recebe aquele valor fechado dependendo do preço. Ser for alto, pode desencorajar o cliente a levar o produto, já que não há forma de parcelar.

Agora com o cartão, há mais praticidade, o consumidor pode parcelar os produtos ou pagar no débito se quiser. Qualquer dessas escolhas com o cartão, seja pagar direto ou creditar, o comerciante receberá o dinheiro. Inclusive, para compras de alto valor ou parceladas, já que é administradora que quita o débito, isso reduz a possibilidade de inadimplência.

Ao longo deste texto, mostramos como funciona o pagamento no dinheiro ou cartão e qual é a melhor escolha para a sua loja. Lembrando que apesar de o dinheiro ser uma forma tradicional, o cartão é mais prático e pode oferecer a chance de receber independentemente do valor.   

Nosso post foi útil para você? Então, continue aprendendo e acesse agora o nosso outro texto sobre máquinas de cartão e conheça mais sobre essa ferramenta de pagamento!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: