Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil e é preciso ter bastante planejamento e estratégias financeiras para alavancar o seu negócio. Nesse sentido, a questão contábil deve ser bem estruturada a fim de organizar as entradas e saídas das suas vendas. Logo, observar o fluxo de caixa e estipular uma meta, é uma peça fundamental para um empresário de sucesso.
Somado a isso, o uso de cartão também pode gerar problemas para a empresa em alguns casos. Essa forma de pagamento é uma das mais usadas, visto que gera maior comodidade, além de ter a opção de crédito. Porém, o gestor deve acompanhar os extratos e registrar o dia e a hora de determinado recebimento. Assim, com esse controle, o setor financeiro da sua marca será bem desenvolvido.
Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e entenda a importância de ter um bom controle das vendas no cartão e estratégias financeiras para isso!
Qual a importância de manter uma boa gestão de vendas em cartão?
É fato que a lucratividade e o reconhecimento na sociedade é um dos principais objetivos de todo empreendimento. Porém, é preciso se atentar quanto a saúde financeira da sua marca, principalmente quando envolve pagamentos via cartão. Logo, planejar como será feito o uso da máquina, a questão dos juros e da bandeira são fatores que precisam ser analisados antes de qualquer coisa.
Saber a taxa cobrada por cada bandeira, a modalidade de pagamento, ou seja, crédito, crédito parcelado ou débito são determinantes para uma boa gestão de vendas usando o cartão. É importante também guardar todos os recibos de vendas e fazer um bom controle a fim de saber se o seu produto ou serviço está tendo uma boa aceitação dos clientes.
Quais as principais estratégias financeiras para uma boa gestão com cartão?
Abordaremos abaixo algumas dicas para ajudar você a controlar o setor financeiro da sua empresa, bem como criar estratégias para maximizar as entradas e eliminar gargalos. Fique atento!
1- Mantenha os comprovantes de venda do cartão
O primeiro passo é guardar todos os comprovantes de venda para, assim, fazer um balanço diário das suas máquinas de cartão. Nesse sentido, com esses documentos em mãos, o gestor ou responsável pode fazer a devida conferência das vendas juntamente com o site da operadora de cartão. Essa opção não auxilia muito na hora de fazer os cálculos extras, porém é uma forma para perceber se existe ou não erros durante a transação.
2- Utilize um software de gestão ERP
O uso da tecnologia é um recurso que tem feito muitas marcas ganharem visibilidade. Nesse contexto, o uso de um sistema integrado de checagem de vendas de forma segura e rápida tem se tornado tendência. O relatório ERP que é emitido, mostra ao empresário o valor bruto e líquido das vendas, ajudando a controlar o fluxo de caixa.
3- Utilize um software de conciliação de cartões
O sistema de conciliação de cartões é uma forma prática e fácil para ajudar nas vendas, isso se deve ao fato de que essa ferramenta ajuda no controle de tarifas cobradas e na visualização de dados referentes às vendas, aos clientes e os valores envolvidos em cada transação.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre as estratégias financeiras, estude a situação da sua empresa e tente aplicar um sistema de gestão de cartões a fim de que esse segmento seja estruturado e não venha gerar prejuízos futuros.
Nesse sentido o app da Tiquei nasceu para simplificar a gestão financeira. Com gráficos de performance e inteligência feitos para seu negócio, você tem o controle dos recebíveis por operadora e por bandeira e as taxas que estão sendo cobradas do seu estabelecimento. Tudo isso na palma da sua mão.
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para entrar em contato conosco e saber como podemos ajudar seu negócio!