Futuro do varejo: confira as tendências para os próximos anos

Futuro do varejo: confira as tendências para os próximos anos

Tão importante quanto manter seu negócio em ordem hoje, é conhecer as tendências para saber onde ele pode estar no futuro. Dessa forma, é possível se planejar, sair na frente da concorrência e conquistar uma fatia maior do mercado.

Por isso, neste conteúdo vamos explorar o que esperar do futuro do varejo para os próximos anos e como preparar o seu empreendimento para essas mudanças, que podem ser significativas. Boa leitura!

Transformação das lojas físicas

Foi-se o tempo em que lojas físicas e virtuais viviam em universos totalmente separados. No varejo do futuro a integração entre ambos tende a se acentuar, num processo irreversível. A principal mudança estará no papel que os estabelecimentos presenciais terão.

As lojas físicas devem ser pensadas tanto como pontos de exposição da marca, para atrair novos clientes, quanto como locais de complemento ao comércio virtual.

Dessa forma, você poderá tanto ampliar sua clientela quanto facilitar as vendas feitas pela internet, uma vez que seu ponto comercial poderá se transformar em local de retirada desses produtos. Tudo isso aumenta o potencial do negócio, que passa a vender por diferentes canais, e otimiza a logística, centralizando todo o processo de transporte e distribuição dos produtos.

Agilidade nas mudanças

As mudanças no varejo não estarão restritas às evoluções tecnológicas. Muito do futuro do varejo está em alterações comportamentais do consumidor, o que exige das empresas capacidade de se reinventar rapidamente sempre que for necessário.

Para isso, é importante investir numa cultura ágil, aberta ao aprendizado e que seja capaz de se aperfeiçoar por meio de testes constantes. Nem sempre errar é ruim: ver que algo não funciona pode ser o caminho mais rápido para descobrir uma nova forma de atuar, antes da concorrência fazer isso.

Estar nesse constante processo de aprendizagem também facilita a inovação e a busca pela solução de problemas que possam aparecer na condução do negócio.

Novo ecossistema de pagamentos

No futuro do varejo, seu negócio deve estar preparado para um novo ecossistema de pagamentos onde as atuais formas de fazer negócio se combinam com inovações tecnológicas que chegaram para ficar.

Saem as formas de pagamento “físicas”, como dinheiro e cheques, e entram as digitais, que podem lançar mão de cartões de aproximação, celulares e até mesmo peças do vestuário (como relógios e pulseiras) para concretizar as transações. Pagamentos instantâneos, como os feitos pelo recém lançado PIX, também tendem a ganhar espaço, principalmente pela sua praticidade, segurança e agilidade.

Para que seu negócio saia na frente também nesse aspecto, é importante contar com as tecnologias necessárias para receber e administrar os pagamentos vindos dessas diferentes fontes, sempre de forma segura, rápida e com os melhores custos. Ter isso bem organizado evita perder vendas — por não estar preparado para receber determinado pagamento — e previne problemas na gestão do caixa.

A melhor forma de estar preparado para o futuro do varejo é mantendo-se atualizado e investindo no planejamento do seu negócio. Onde você quer estar daqui a alguns anos? Responder a essa pergunta e buscar informações de forma constante ajuda bastante nos desafios que possam aparecer.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais com seus amigos.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: