O que é gestão centralizada? Entenda como funciona

O que é gestão centralizada? Entenda como funciona

É fato que o bom desenvolvimento de uma empresa se dá por meio da tomada de decisões corretas e que atendam às necessidades de cada instituição. Nesse sentido, tem-se a gestão centralizada que, por sua vez, concentra as informações de forma hierárquica, ou seja, dos cargos mais altos dentro da rede logística — o poder é concentrado em um departamento.

Em contrapartida, a gestão descentralizada é um conjunto de decisões tomadas dentro do ambiente no qual ocorreu determinado problema, fazendo com que a argumentação seja mais criativa e específica. Logo, nesse tipo de modalidade, a cultura e os valores de cada empresa são fatores que exercem influência direta no processo.

Está gostando do conteúdo apresentado? Então, prossiga com a sua leitura!

Quais as principais vantagens da gestão centralizada?

Essa forma de organização impacta de forma positiva a forma com que os colaboradores e funcionários interagem e executam as suas tarefas. As principais vantagens dessa gestão são: a boa comunicação vertical que existe entre os departamentos, uniformidade na tomada de decisões e facilidade no controle e avaliação de algum serviço.

Porém, existem algumas desvantagens nessa organização que precisam ser pontuadas. Diante disso, destacam-se: a dependência da cúpula para a resolução de processos, as decisões são tomadas longe do cerne do problema e há uma menor competição entre as unidades.

Quais as principais vantagens da gestão descentralizada?

Esse ramo vem crescendo muito nos últimos anos, visto que usa a tecnologia e a inovação em seus processos. Nesse sentido, é fato que os pontos positivos dessa organização são: autonomia para os líderes tomarem as decisões, criatividade na resolução de problemas, menor dependência de outros departamentos da empresa e utilização de conhecimentos e experiências diferentes.

Somado a isso, é preciso relatar os pontos negativos existentes nessa gestão. Nesse contexto, pode-se citar a comunicação menos eficiente entre os setores da instituição, tendência ao desperdício e duplicação, dificuldade no controle das atividades laborais e a falta de uniformidade dos membros na tomada de decisões.

Como a gestão centralizada impacta no funcionamento das empresas?

Esse método de organização ajuda diretamente no bom andamento de uma empresa, seja nas vendas ou até mesmo no nível de satisfação dos clientes. Nessa ótica, a gestão centralizada ajuda no controle e administração de alguns setores, por meio de tomada de decisões precisas e que ajudam a instituição a aumentar o seu reconhecimento no mercado.

Além disso, é preciso destacar que os profissionais responsáveis por essa gestão monitoram as necessidades dos colaboradores — das menores até as maiores — e têm uma importante função de planejar de forma estratégica as ações e processos que melhorem a qualidade e o faturamento da instituição em questão.

Diante disso, é importante frisar a importância da tecnologia na gestão centralizada do seu negócio, afinal, por meio desses recursos digitais, muitos empresários conseguem acessar instantaneamente as informações de sua loja.

Logo, essa modernidade tem gerado uma grande satisfação tanto para os donos de empresas como para os clientes que realizam compras, visto que, uma instituição que preza pela transparência e se esforça para tomar boas decisões, merece total reconhecimento.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ficar por dentro de mais informações.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: