Gestão de contratos: confira como fazê-la corretamente

Gestão de contratos: confira como fazê-la corretamente

É fato que o mercado empresarial tem crescido muito nos últimos anos. Diante disso, muitas estratégias precisam ser desenvolvidas a fim de fidelizar clientes e parceiros. Entre elas, a gestão de contratos.

Um contrato é um documento de cunho legal que visa estabelecer obrigações e direitos entre o contratante o e contratado. Geralmente especifica informações como valores, prazos e multas no caso de descumprimento por uma das partes do estabelecido previamente.

Quer saber mais? Então, prossiga a sua leitura e entenda sobre o assunto!

O que é gestão de contratos?

A gestão de contratos é uma excelente ferramenta que ajuda as empresas a não cair em armadilhas, evitando prejuízos e outros tipos de problemas que possam acontecer. Essa é uma metodologia que envolve ações na área administrativa e tem como objetivo avaliar de maneira detalhada os contratos durante todo seu ciclo de vida, desde a criação do documento, durante a assinatura, o cumprimento e a rescisão caso aconteça.

O primeiro passo para essa gestão é fazer um mapeamento dos processos envolvidos na elaboração e execução de um contrato. Alguns desses processos são:

  • planejamento;
  • redação ou elaboração;
  • negociação;
  • aprovação;
  • efetivação;
  • revisão ou adição;
  • encerramento.

Percebe-se que há muito trabalho envolvido. Por isso, contar com a automação e o uso eficiente da tecnologia com certeza facilita essa gestão.

E para que serve esse gerenciamento ?

Essa ferramenta serve para manter um controle garantindo que o que foi documentado seja cumprido o que beneficia todos os lados envolvidos.

É uma maneira de alavancar as suas vendas garantindo que a entrega de um determinado serviço ou insumo seja de acordo com as vontades e gosto do cliente, satisfazendo o seu público-alvo.

As empresas que buscam se destacar frente à concorrência tem investido pesado em tecnologias e qualificações a fim de alcançar os seus objetivos e metas. Portanto, a gestão de contratos foi criada com o objetivo de ajudar a equipe operacional a fim de que as entregas e fornecimento de serviço seja fluido e dinâmico.

Qual a importância de fazer uma boa gestão?

As empresas que desejam conquistar o mercado precisam oferecer serviços diferenciados a fim de chamar atenção da clientela. Logo, a gestão de contratos é uma peça chave na fortificação de uma marca, afinal, por meio dela é possível otimizar o desempenho financeiro e operacional da empresa e amplia a rede de colaboração entre os empregados.

Além disso, uma boa gestão evita riscos de má interpretação, ou seja, as partes envolvidas não entendem o que foi abordado no contrato inicialmente e depois é criado uma série se desentendimentos que afetam de maneira direta o rendimento da empresa. Logo, esse tipo de gestão ajuda a mitigar riscos financeiros e todos os envolvidos no contrato se beneficiam.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a gestão de contratos e qual a sua importância, tente aplicar essa estratégia em sua empresa e perceba a agilidade e organização do setor financeiro da sua marca.

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