Golpe do delivery: entenda como proteger sua empresa e seus clientes

  • Post category:Dicas / Todos
Golpe do delivery: entenda como proteger sua empresa e seus clientes

Do início da pandemia do coronavírus até julho de 2020, o Procon-SP calculou cerca de 125 denúncias de clientes de aplicativos de comida. As acusações partem de um crime conhecido como o golpe do delivery. 

Uma fraude que envolve os entregadores e que tem ocorrido em larga escala no período do lockdown. Justamente, no momento em que as pessoas e as empresas dependem de aplicativos de comida. Para explicar do que se trata e como se proteger, neste texto, juntamos as principais informações sobre esse golpe. Confira!

O que é o golpe do delivery?

O golpe do delivery é um roubo que acontece no momento em que o cliente paga o seu pedido. Ele pode acontecer de duas formas: a primeira, ao fazer a solicitação e repassar as informações para o estabelecimento, escolhendo pagar no cartão na hora da entrega, ele encontra uma máquina de cartão quebrada. Geralmente, o visor está com algum problema e não é possível ver as informações de forma clara.

Nesse momento, o entregador dá alguma desculpa dizendo que sofreu uma queda e quebrou a máquina. Ao preencher o valor no aparelho, um valor a mais é digitado, o consumidor sem saber acaba confirmando a transação.

A segunda maneira é quando após confirmar o pedido, o consumidor recebe uma ligação do suposto estabelecimento dizendo que houve algum problema e que precisará dos dados do cartão de crédito do cliente.

Quais são os cuidados para não cair na farsa do delivery?

Existem algumas medidas que o consumidor pode tomar para evitar cair nesse golpe. A seguir, apresentamos as três principais!

Pague diretamente no app

A melhor maneira de evitar utilizar a maquininha é pagando diretamente pelo aplicativo de comida. Os apps de delivery possuem a opção de débito ou crédito, mas dependem da autorização do estabelecimento. Caso o restaurante não ofereça a opção, prefira pagar em dinheiro para o entregador.

Tenha cuidado ao usar maquininhas

Você deve estar atento a alguns detalhes ao utilizar a máquina de cartão, primeiro, veja se o valor do visor é o mesmo que está na nota fiscal. Também, evite usar aparelhos com a tela quebrada ou que não estejam legíveis as informações. Repare se não há ninguém olhando quando estiver digitando as suas informações, é comum que golpistas tentam gravar os detalhes com o celular.

Comunique-se com app

A maioria dos aplicativos de comida possuem um sistema de comunicação para que você entre em contato com o restaurante. Utilize-o para se comunicar tanto com o estabelecimento quanto com o entregador e desconfie se for pedido para conversar em outro aplicativo, como o WhatsApp, por exemplo.

Hoje, mostramos a você como o golpe do delivery funciona e o que você pode fazer para evitá-lo. Desconfie sempre de entregadores que utilizam maquininhas quebradas e, em casos de não conseguir pagar pelo app, procure usar dinheiro. Também, mantenha-se em contato com o estabelecimento e o entregador pelo aplicativo.

Este texto foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e os ajude a se prevenir contra o golpe do delivery!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: