Quais são os impactos da pandemia nas empresas? Saiba como superá-los

Quais são os impactos da pandemia nas empresas? Saiba como superá-los

Mais de um ano após o seu início, os impactos da pandemia nas empresas ainda são perceptíveis, principalmente naquelas de menor porte e que dependem do contato entre pessoas para desenvolver suas atividades.

De qualquer maneira, enquanto a situação não retorna para dentro de algum nível normalidade, quem administra um negócio precisa encontrar formas de superar os desafios impostos pelo momento. Para entender melhor a dimensão dos problemas dos momentos atuais e o que pode ser feito para minimizá-los, prossiga com a leitura!

Como a pandemia afetou os pequenos negócios?

Alguns números provam como a pandemia afetou as empresas no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na segunda quinzena de agosto de 2020, os últimos números sobre o assunto disponíveis, 33,5% dos negócios reportaram que esse evento teve um impacto negativo sobre a empresa. A seguir, exploramos algumas razões para isso.

Redução no volume de negócios

Ainda de acordo com os dados do IBGE, na segunda quinzena de agosto, 32,9% das empresas indicaram haver tido redução no número de vendas ou serviços prestados. No auge da primeira onda da pandemia, no mês de julho de 2020, esse volume despencou mais de 50%.

A diminuição da mobilidade nas cidades, o receio de se gastar em um momento de incerteza e a redução na renda das pessoas estão entre as principais explicações para esse número.

Dificuldade de manter o caixa

Com a redução no volume de negócios feitos, em pouco tempo a maioria das empresas passou a ter dificuldade de fechar as contas. A partir do que também constatou o IBGE, em determinado momento mais de 40% delas relataram ter alguma dificuldade de arcar com pagamento de rotina.

Esse problema foi agravado pela dificuldade de acesso a linhas de crédito, situação agravada nos pequenos negócios. Eles têm maior dificuldade em comprovar o faturamento necessário, dificuldades por causa dos juros elevados ou a ausência das garantias solicitadas pelas instituições financeiras.

Problemas no acesso a matérias-primas

O desarranjo nas cadeias de produção causado pela disseminação da covid-19 fez com que muitas matérias-primas e produtos sofressem problemas de abastecimento ou um aumento considerável do preço em pouco tempo.

Com isso, o empreendedor precisa equacionar esse encarecimento na hora de repassá-lo ao consumidor, além de reforçar os estoques para evitar o desabastecimento. Sem isso, o fornecimento de produtos ou serviços pode ficar comprometido.

Procura por novas formas de vender

A internet se tornou uma aliada durante a pandemia, sem dúvidas. No entanto, quem não estava preparado para atuar digitalmente pode enfrentar dificuldades para fazer essa transição.

Por isso, é importante encontrar formas de reforçar a presença virtual, ajustar a logística de entrega dos pedidos e entender melhor o que funciona na hora de trabalhar pela internet, já que essa é uma tendência que pode permanecer mesmo depois da pandemia.

Como a Tiquei pode ajudar a diminuir os impactos da pandemia nos negócios?

O auxílio da tecnologia é fundamental nesse momento de tantas incertezas e de diferentes perspectivas. Nesse sentido, a Tiquei auxilia o empreendedor da melhor forma possível, oferecendo soluções para controlar as vendas, saber quanto dinheiro irá entrar em caixa e quais as taxas cobradas pelos diferentes meios de pagamentos utilizados.

Dessa forma, quem precisa lidar com essa nova realidade terá na mão as melhores ferramentas para tocar o dia a dia do negócio com mais segurança e praticidade, contabilizando de forma correta cada centavo, fazendo projeções de caixa acertadas, o que pode fazer toda diferença, diminuindo os impactos da pandemia nas empresas nesse momento de dificuldades.

Por isso, aproveite e entre em contato agora mesmo e veja como a Tiquei pode ajudá-lo nesse período tão difícil.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: