O que é o índice de lucratividade? Saiba qual a importância para sua empresa

O que é o índice de lucratividade? Saiba qual a importância para sua empresa

É fato que todo empreendedor busca sucesso e reconhecimento do seu negócio. Nesse sentido, para ter uma boa gestão financeira, alguns pontos precisam ser levados em consideração, como é o caso do índice de lucratividade. Esse cálculo serve para auxiliar a empresa a medir a eficiência operacional da sua marca em valor percentual.

Além disso, esse índice mostra de forma detalhada quanto a empresa faturou depois de pagar todas as suas despesas, como o pagamento de funcionários e mercadorias. Logo, com a utilização dessa métrica os empresários conseguirão observar se as estratégias usadas estão dando resultado positivo.

Está gostando do post? Prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

O que é o índice de lucratividade?

Esse índice é usado para calcular a lucratividade de algo, ou seja, ajuda os empreendedores a entender o custo-benefício de algo. Isso se dá porque essa métrica projeta a relação existente entre o valor atual de uma empresa, o seu fluxo de caixa e o investimento inicial.

Somado a isso, esse cálculo é válido para identificar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo nos ofícios que exerce. Esse índice tem como base o valor do lucro líquido e do faturamento gerado por um determinado produto e, por consequência, mostra o ganho obtido sobre as transações realizadas.

Como esse índice pode ser calculado?

O índice de lucratividade (IL) é mensurado como a razão entre o valor presente dos fluxos de caixa esperados para um determinado mês e o valor que foi investido no início desse projeto. Então, para achar esse valor o empreendedor precisa ter uma projeção de quanto aproximadamente espera receber de um determinado trabalho.

Desse modo, a fórmula usada é a seguinte:

IL = valor presente dos fluxos de caixa futuros/ investimento inicial.

Valor presente dos fluxos de caixa futuros: valor presente da saída e entrada de caixa de um período específico. Ou seja, o valor do fluxo de caixa futuro é o capital que você espera receber e isso não inclui o investimento inicial. 

Investimento inicial: é o investimento que você fez inicialmente em um projeto.

Quais os benefícios de calcular esse índice?

Uma das principais vantagens dessa métrica é a análise precisa das estratégias, ou seja, com esse cálculo é possível medir a produtividade dos funcionários, a quantidade de produtos vendidos e o valor arrecadado. Desse modo, esse índice mostra se as estratégias usadas estão dando o resultado esperado.

Outro benefício é a gestão otimizada do setor financeiro, afinal, tomando as melhores decisões, você conseguirá ter um controle financeiro do seu negócio, maximizando lucros e evitando prejuízos.

Essa métrica também ajuda o empreendedor a ter uma maior previsibilidade sobre os lucros da sua empresa, principalmente se esse negócio já realiza esses cálculos há um tempo. Logo, com esse cálculo é possível estipular a receita futura com uma certa precisão.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o índice de lucratividade, como calculá-lo e a sua importância, tente aplicar essa métrica em sua empresa a fim de que você consiga ter um maior controle das entradas e saídas do caixa. Afinal, uma boa gestão financeira pode significar o sucesso do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então, não perca tempo e entre em contato conosco para saber como podemos lhe ajudar!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: