Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade

Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade

O objetivo de qualquer empresa é vender e lucrar. E dois termos que causam bastante confusão são lucratividade e rentabilidade. Seus significados podem parecer iguais porém, só parecem.

Você gerencia um empreendimento? Quem tem um negócio próprio, parte de uma empresa ou até mesmo é sócio de uma, sabe o quão importante é saber exatamente o que significam os conceitos e como aplicá-los. Afinal de contas, erros podem ser fatais.

Você sabe a diferença entre lucratividade e rentabilidade? Sabe como calculá-las? Preparamos esse texto para falar sobre o assunto em questão. Continue com a leitura e saiba mais sobre o tema.

Qual a importância de entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Antes de mais nada, vamos explicar por que é importante entender essa diferença. Os referidos termos, lucratividade e rentabilidade, são bem similares.

Afinal de contas, como saber esses conceitos pode ajudar no meu negócio?

A saúde financeira da empresa é um indicador bem importante. E as finanças de uma empresa dependem da análise bem-feita da lucratividade e a rentabilidade de um negócio.

Mesmo quem está no mercado há mais tempo, pode acabar caindo no erro de acreditar que esses termos são sinônimos. O ato de misturar os dois conceitos faz com que os resultados indicativos de suas vendas fiquem imprecisos. Com isso, toda sua gestão financeira torna-se ineficiente e prejudicada.

Aprender, de uma vez por todas, a aplicar a lucratividade e a rentabilidade no contexto da sua empresa é de grande ajuda. Quer saber como? Leia mais no próximo tópico.

O que é lucratividade e o que é rentabilidade?

Agora que você já sabe por que é importante saber diferenciar lucratividade e rentabilidade, vamos diferenciá-las de fato?

Lucratividade

A lucratividade, resumidamente, é o indicador do quanto a empresa ganhou em cima das vendas. Esse indicador é obtido através de uma porcentagem, e pode ser obtido com a fórmula a seguir:

Lucratividade = lucro líquido / receita bruta x 100

O lucro líquido é o quanto ficou para a empresa, após os descontos fiscais. A receita bruta, por sua vez, é a soma de tudo que foi recebido. A multiplicação por 100 é para achar o indicador de lucratividade em porcentagem.

Rentabilidade

Por sua vez, a rentabilidade também é medida em porcentagem. Ela é representativa do retorno financeiro obtido sobre um investimento. Enquanto a lucratividade tem como componentes o lucro líquido juntamente com a receita bruta, a rentabilidade utiliza esse mesmo lucro, com o valor total investido. Veja:

Rentabilidade = lucro líquido / investimentos x 100

Mais uma vez vemos o lucro líquido, valor que ficou para a empresa após os descontos fiscais. E os investimentos são os valores totais aplicados em prol de um objetivo. Após a divisão, faça a multiplicação por 100 mais uma vez.

Viu como é simples entender a diferença? A lucratividade compara o lucro total com o faturamento das vendas. E, por sua vez, a rentabilidade compara o lucro total com os investimentos realizados.

Como o app da Tiquei pode ajudar a calcular a lucratividade e rentabilidade?

Para você que quer calcular a rentabilidade e lucratividade do seu negócio temos a solução perfeita. Com o aplicativo Tiquei, você controla tudo relacionado ao seu negócio. Nosso aplicativo é feito especialmente para o pequeno empreendedor.

Entender a diferença entre esses conceitos e saber calculá-los é essencial para quem tem um empreendimento. Deste modo, é possível analisar bem os dados indicadores do desempenho de sua empresa. Com base nisso, a tomada de decisões pode ser feita de uma forma mais confiante e acertada.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto. Caso você tenha alguma dúvida ou precise calcular a rentabilidade e lucratividade de sua empresa, entre em contato conosco. O Tiquei tem a solução que você precisa!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: