Confira os principais tipos e modelos de nota fiscal

  • Post category:Vendas
Confira os principais tipos e modelos de nota fiscal

É fato que com o avanço da tecnologia, as empresas precisam buscar novos métodos para desenvolver os seus processos e gerar comodidade aos seus clientes. Diante disso, quando o assunto é documentos de emissão obrigatória, como os modelos de nota fiscal, é preciso ficar atento quanto aos seus benefícios e exigências propostas pela Receita Federal.

Somado a isso, por ser um documento importante emitido na hora de uma transação comercial, as notas fiscais servem como base de cálculo para o pagamento de diversos tributos. Logo, no decorrer do post listamos os principais tipos de nota e as suas diferenças.

Está gostando do post? Prossiga a sua leitura e fique por dentro do assunto!

Qual a importância de conhecer sobre os tipos de nota fiscal?

Ter uma empresa compreende uma infinidade de processos, desde o controle de estoque, contato com fornecedores, centros de distribuição e emissão de notas fiscais para ajudar na integração da logística.

Desse modo, conhecer os tipos de documentos eletrônicos é de grande importância para que o empreendedor consiga lançar uma boa estratégia em seu negócio, respeitar a legislação vigente e escolher aquelas que se encaixam com o perfil da sua empresa.

Quais os principais tipos de notais fiscais existentes?

Existem diversos tipos de emissão de documentos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Nota Fiscal Complementar, Conhecimento de Transporte Eletrônico e entre outros. Citamos abaixo algumas delas e as suas principais características.

NF-e ( Nota fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias)

Esse registro fiscal eletrônico é armazenado digitalmente. A sua principal função é substituir o modelo tradicional. Essa nota registra de maneira detalhada a venda de produtos, com as devidas cobranças sobre circulação de mercadorias (ICMS) e também sobre os produtos industrializados (IPI). É emitida junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico)

Esse modelo de nota é direcionado para os serviços de transporte de cargas entre estados ou municípios e a sua tributação é calculada pelo ICMS. Diante disso, esse documento faz com que os empreendedores consigam obter as faturas de maneira mais rápida e, assim, diminuem os gastos com frete. Além disso, a possibilidade de problemas e erros entre as notas é minimizada, visto que evita pagamentos duplicados e elimina as faturas.

NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços)

Essa declaração digital é necessária, pois confirma a prestação de serviços de uma determinada empresa para outra ou para uma pessoa física. Nesse contexto, a sua emissão inclui empresas de prestação de serviços de pequeno e médio porte. Somado a isso, esse modelo de nota fiscal precisa ser expedido pela prefeitura no qual o CNPJ da marca prestadora do serviço está registrado.

Portanto, na hora de escolher um modelo de nota fiscal para ser emitido pela sua marca, é importante que você entenda as principais diferenças entre elas e escolha aquela que melhor atenderá as necessidades do seu setor mercadológico.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os modelos de nota fiscal existentes, basta respeitar as legislações vigentes e emitir aquela que irá melhorar a logística do seu negócio e melhorar a relação entre os empresários e clientes.

Gostou do post? Então, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais a fim de que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: