O que é chargeback? Entenda como funciona

O que é chargeback? Entenda como funciona

O termo chargeback, muito utilizado nos últimos anos, faz referência ao cancelamento de uma determinada compra feita em lojas virtuais. Nesse sentido, por serem usados cartões de crédito ou débito nessas transações, alguns erros podem ocorrer, por isso foi criado o sistema chargeback.

Nessa perspectiva, quando surgem situações de não reconhecimento do titular do cartão ou quando a compra não segue as regras impostas pelo contrato, é acionado o chargeback a fim de resolver o impasse.

Está gostando do conteúdo? Prossiga a leitura e fique por dentro do tema.

Como funciona o chargeback?

Criado pelas operadoras de cartões de crédito, esse instrumento tem como objetivo principal evitar que o consumidor seja lesado, gerando, assim, mais segurança no ato da transação.

Essa ferramenta pode ser solicitada quando o cliente não reconhece as compras e os valores que constam em sua fatura. Diante disso, o titular do cartão deverá ligar para a operadora e informar o problema; caso seja detectada uma anormalidade, ela realizará o estorno do valor.

Logo, o chargeback pode atuar de diversas maneiras:

  • erro no processamento do banco;
  • erro no valor comprado;
  • cliente não recebe a mercadoria correta;
  • ocorrência de algum tipo de fraude.

Qual o impacto do chargeback sobre o setor mercadológico?

É fato que, para os varejistas, o impacto financeiro é visível com essa nova ferramenta, visto que, se uma empresa recebe muitos pedidos de chargeback, ela é duramente penalizada pelas bandeiras de cartões de crédito, pois isso demonstra ineficiência da loja em questão.

Além disso, programas das operadoras Visa e Mastecard acompanham de forma ativa a quantidade de reclamações que cada empresa teve durante o mês. Dessa maneira, a marca pode, então, ter sua imagem abalada no mercado caso não satisfaça de maneira organizada o processo das transações realizadas pelos seus consumidores.

Como solucionar a questão do chargeback?

É fato que combater os chargebacks é de fundamental importância para as empresas que buscam otimizar suas vendas e aumentar a visibilidade da marca.

Nesse contexto, é preciso pontuar que, no Brasil, os e-commerces sofrem fraude a cada cinco segundos. Logo, para tentar evitar esse problema, é preciso desenvolver uma gestão de riscos.

Somada a isso, a solução RevenueProject da Adyen utiliza um algoritmo de inteligência artificial que tem como principal função obter todas as informações possíveis do consumidor e ajudar os empresários a compreender se uma transação é fraudulenta e como se comportar em caso de golpes. 

Dessa forma, é de extrema relevância que, para blindar o negócio de situações que venham a abalar sua economia, é preciso criar um sistema de segurança no momento das transações.

Portanto, agora que você já sabe o que é chargeback e aprendeu a como solucioná-lo, é importante criar uma parceria com profissionais especializados, como o Tiquei. O app ajudará de forma efetiva na organização e gestão do setor financeiro da sua empresa e, assim, sua marca ganhará maior visibilidade no mercado.

Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ficar por dentro de mais novidades!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: