O que é mark-up? Saiba como precificar produtos e serviços

  • Post category:Vendas
O que é mark-up? Saiba como precificar produtos e serviços

Você sabe o que é mark-up? Se você ainda não tem ideia do que esse termo significa, é melhor mudar isso o quanto antes. Tal cálculo tem impacto direto nos resultados financeiros do negócio e afeta diretamente a estratégia de precificação dos seus produtos e serviços.

Por isso, vamos repassar neste conteúdo um panorama de como funciona esse conceito, qual sua função e como calculá-lo, além de indicar alguns pontos-chave sobre precificação. Boa leitura!

Afinal, o que é mark-up?

De forma resumida, o mark-up é o índice que estima quantas vezes o preço de venda praticado por um produto ou serviço é maior do que os custos. Para isso, ele é representado por uma porcentagem sobre o preço de custo.

Dessa forma, se um produto tem custo de R$ 10 e é vendido à R$ 15, seu mark-up é de 50%. Na prática, um mark-up positivo indica que a empresa está lucrando na comercialização de determinado produto ou serviço.

Tal índice pode se comportar de acordo com uma série de fatores, que vão desde o público-alvo da empresa até o seu segmento de atuação. Isso apenas reforça a ideia de como a precificação do seu produto ou serviço deve seguir uma estratégia condizente com seus objetivos e que seja capaz de atrair novos clientes e manter-se competitivo.

Vale reforçar que o conceito de mark-up não deve ser confundido como o de margem de contribuição. Esse segundo é o valor que sobra no caixa do negócio após o pagamento de todos os custos e receitas variáveis e que é destinado para cobrir custos fixos, bem como para compor a margem de lucro.

Como o mark-up ajuda a definir o preço de um produto ou serviço?

Obviamente o mark-up não é o único meio de definir uma estratégia de precificação. Ainda assim, ele costuma ser o preferido de muitos gestores, em negócios das mais variadas áreas, principalmente pela sua fácil aplicação.

Para ter certeza na implementação do mark-up, é importante ter em mãos alguns números sobre fatores essenciais do dia a dia de qualquer empresa como custos fixos e variáveis e margem de lucro. Sem isso, a precificação pode ser incorreta e corroer a lucratividade do empreendimento.

Como é feito o cálculo do mark-up?

O cálculo do mark-up leva em conta as variáveis que mencionamos no parágrafo anterior: custos fixos, custos variáveis e a margem de lucro praticado. Ele pode ser obtido por meio da fórmula.

Markup = (Preço de venda – Custo de produção) / Custo de produção) x 100

Num exemplo simples, que vende um produto a R$ 100, cujo custo de produção é de 75% tem o seguinte:

Markup = (100– 75) / 75) x 100

Markup = (25/75) x 100

Markup = 0,33 x 100

Markup = 33%

Agora que você sabe o que é markup, tenha sempre em mente que para aplicar esse conceito é preciso ter clareza sobre os números do seu negócio, principalmente para garantir que as fontes de receita da empresa cubram todas as despesas e permitam obter o lucro estimado. Com isso, as chances de sucesso financeiro aumentam.

Que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos nas suas redes sociais agora mesmo?

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: