O que é open banking? Entenda como funciona

O que é open banking? Entenda como funciona

Atualmente, o sistema financeiro brasileiro passa por uma série de mudanças que afetam a forma como gerenciamos nosso dinheiro, seja como pessoas físicas ou jurídicas. Depois do PIX, sistema de transferências e pagamentos que já é amplamente utilizado, a próxima revolução a caminho é o open banking.

Para que você esteja preparado para o que está por vir, elaboramos este conteúdo que não apenas explica o que é o open banking e como ele funciona, mas indica também o que muda com a sua implementação. Então não perca mais nenhum segundo e prossiga com a leitura.

O que é open banking?

O open banking (termo que pode ser traduzido como “sistema bancário aberto”), mais do que uma tecnologia específica, é um conceito que determina que os clientes possam compartilhar suas informações entre instituições financeiras de forma livre, segura e ágil, sempre de acordo com sua conveniência.

Para isso, o open banking estabelece que todo mercado financeiro adote o mesmo padrão tecnológico no desenvolvimento de soluções para gerenciamento de dados e comunicação entre as partes. Com isso, uma série de inovações ganha espaço para crescer ao redor das instituições financeiras (e não a partir delas, como acontece hoje).

Como ele funciona?

Mas o que o conceito de open banking significa na prática? Imagine todo o seu histórico de transações financeiras: hoje, ele deve estar disperso entre várias contas, cartões e aplicativos diferentes, não é mesmo? Cada novo relacionamento com uma instituição financeira gera mais um cadastro e a partir dele, uma série de informações adicionais é acumulada.

Com o open banking, qualquer cliente terá a liberdade e a segurança de ter todo o seu histórico financeiro em um único lugar e levá-lo para a instituições financeiras que ofereçam melhores condições. Assim, desde o momento o cliente que acabou de chegar terá uma experiência personalizada, com controle total dos seus dados.

Além disso, graças a adoção de um padrão de desenvolvimento único, novos serviços poderão ser oferecidos com menos custo e mais comodidade. Com a autorização do consumidor, essas ferramentas poderão acessar os dados desejados e assim disponibilizar os serviços propostos.

Um exemplo ajuda a entender essa dinâmica: imagine que você tem conta no banco A e tem interesse em um empréstimo, mas considera que as taxas oferecidas por esse banco não são interessantes.

Com o open banking, nessa situação seria possível solicitar uma avaliação no banco B, sem ter uma conta nele. Em poucos cliques seria possível enviar os dados de uma instituição para outra e assim obter uma proposta do banco B.

Como o open banking muda o mercado financeiro?

O open banking é mais uma ação do Banco Central para criar um ambiente de negócios que favoreça a concorrência e a redução de custos, permitindo a participação de novos atores no mercado financeiro.

O processo de implementação do open banking está acontecendo em etapas. A primeira delas está em vigor desde fevereiro de 2021 e é restrita às instituições financeiras, que nesse momento compartilham com o Banco Central informações relativas aos serviços oferecidos. A partir disso, serão mais 3 etapas.

  • segunda etapa, a partir de 15 de julho: clientes poderão autorizar o compartilhamento de dados cadastrais;
  • terceira etapa, a partir de 30 de agosto: será possível compartilhar informações relativas ao histórico de pagamentos;
  • quarta etapa, a partir de 15 de dezembro: será permitido o compartilhamento de dados dos demais produtos financeiros, como investimentos e seguros.

A vida financeira tende a se tornar mais prática e segura com a implementação do open banking. Além disso, com mais competição, todos se beneficiarão, já que há a expectativa do surgimento de serviços e produtos financeiros mais acessíveis e com maior qualidade. Portanto, fique de olho e esteja atento sempre as novidades.

Para não perder nada do nosso trabalho, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: