3 benefícios do open finance para empresas

3 benefícios do open finance para empresas

O open finance é um sistema financeiro aberto proposto pelo Banco Central (BACEN). Por meio dele, os clientes têm a possibilidade de compartilhar seus dados de forma livre entre as instituições financeiras autorizadas pelo BACEN, ampliando as possibilidades do open banking.

Assim, uma série de processos que antes eram impossíveis agora tornaram-se viáveis graças a essa troca de informações. Mas como sua empresa pode se beneficiar dessa forma de relacionamento? Nos tópicos abaixo vamos destacar algumas das vantagens dessa novidade. Boa leitura!

1. Mais competitividade

Os ganhos na competitividade talvez sejam o principal benefício da implementação do open finance. Com ele, as empresas passam a ter à disposição soluções financeiras personalizadas e alinhadas às necessidades do seu dia a dia.

Além de serviços de melhor qualidade, os dados compartilhados podem ajudar na obtenção de taxas mais atrativas. Ou seja, se você precisar abrir uma conta de pessoa jurídica em um novo banco, será possível compartilhar com ele seu histórico de relacionamento com outras instituições financeiras.

A partir disso, ele fará uma avaliação e poderá oferecer todos os serviços que você demanda com preços mais competitivos. Caso não esteja satisfeito, será possível pegar seus dados e levar para outro banco em busca das melhores condições, o que era difícil de ser feito antes.

Tal lógica vale também para o acesso à crédito, por exemplo. O open finance fornece os dados para que cada instituição financeira ofereça ofertas otimizadas, com taxas de juros e demais condições compatíveis com o histórico, sem que para isso seja necessário ter um longo relacionamento com a instituição financeira. Dessa forma, quem está procurando recursos para expandir seu negócio tem à disposição um leque melhor de ofertas.

2. Maior segurança

Ao estabelecer que todos os dados compartilhados sejam oriundos de instituições financeiras autorizadas pelo BACEN, o open finance amplia a segurança de todos os envolvidos.

A regulamentação do BACEN estabelece todos os parâmetros para que uma instituição financeira possa fazer parte do sistema open finance. Assim, quem decide compartilhar suas informações financeiras tem a certeza de que todo o processo é feito com integridade e de forma confiável.

3. Gestão financeira mais eficiente

Quem está à frente de uma empresa sabe como a gestão financeira pode tomar tempo e exigir dedicação que poderia ser aplicada na busca de outras soluções para o negócio. Felizmente, o open finance também contribui para contornar esse gargalo.

Ao acessar todos os dados financeiros, é possível centralizá-los em um único lugar. Assim, mesmo que você mantenha relação com diferentes instituições financeiras e conte com diferentes serviços em cada uma delas, será possível acompanhar todas as movimentações por meio de um único aplicativo ou sistema de gestão.

E isso faz uma diferença e tanto no dia a dia de um negócio. É só pensar no tempo ganho em não precisar abrir diferentes contas bancárias para conferir cada lançamento feito e utilizar cada produto financeiro contratado.

Assim como novos métodos de pagamento (como o pix, por exemplo), o sistema open finance tem o potencial de fazer uma revolução na forma como pessoas e empresas se relacionam, trazendo vantagens para ambas as partes.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando as novidades acessando nossas redes sociais. Siga-nos no LinkedIn, no Instagram, no Twitter, no Facebook e YouTube.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: