Entenda como funciona o pagamento por aproximação

  • Post category:Sem categoria
Entenda como funciona o pagamento por aproximação

Os pagamentos por aproximação utilizando os cartões de crédito e débito estão se tornando cada vez mais comuns. Uma das razões para isso é pandemia de covid-19, que tornou necessário evitar o contato com superfícies, o que inclui as maquinhas de cartão.

Apesar disso, esse método de pagamento ainda desperta uma série de dúvidas. Afinal, como ele funciona? Quais maquininhas aceitam? Ele é seguro? Respondemos a essas e outras questões ao longo deste post. Confira!

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação, também chamado de contactless, é a tecnologia que permite que compras sejam pagas sem que seja necessário inserir o cartão numa maquininha ou mesmo digitar a senha. Basta aproximar o cartão do terminal e esperar alguns segundos para a transação ser autorizada.

Por algum tempo, os pagamentos por aproximação eram restritos a aparelhos como celulares, pulseiras e relógios que contavam com a tecnologia NFC (sigla em inglês para campo de comunicação próximo, numa tradução livre).

Isso vem mudando aos poucos, já que a maioria dos cartões novos vem sendo emitido com chips que contém essa tecnologia, indicada pelo sinal com 4 “ondinhas” na frente do cartão. Ela funciona de forma similar ao que é utilizado nas catracas do transporte público de grandes cidades.

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação funciona sem muito segredo. Finalizada a compra, basta inserir o valor devido na maquininha, pedir que o cliente aproxime o seu cartão e esperar alguns segundos. A transação costuma ser liberada em poucos instantes, sem senha para valores de até R$ 50 ou R$ 100, dependendo do emissor do cartão. O comprovante é emitido em seguida, normalmente.

A maior parte das maquininhas mais modernas já vem habilitada para aceitar pagamentos por aproximação ou ainda vem com opções que permitem ativar essa configuração. Em modelos mais antigos talvez isso não seja possível, então é necessário pensar nos custos da atualização do equipamento para oferecer essa alternativa aos clientes.

O pagamento por aproximação é seguro?

Nenhuma tecnologia é 100% segura, mas no geral, não há com o que se preocupar com os pagamentos por aproximação se tudo for feito de forma correta. Um dos medos mais frequentes envolve pagamentos feitos sem a devida autorização. Porém, para funcionar é preciso que o cartão esteja a uma distância entre 2 e 4 cm do terminal, o que dificulta em muito as fraudes.

Além disso, todas as transações feitas por aproximação são criptografadas com um código único, o que garante a segurança e evita que informações sensíveis (como os números do cartão) sejam roubadas.

Quais as vantagens desse método de pagamento?

São várias as vantagens da utilização do pagamento por aproximação, tanto para lojistas quanto para os clientes. Entre as principais estão evitar a necessidade de ter contato com a maquininha, maior agilidade no pagamento e menor chances de fraudes, já que o cartão fica sob posse do usuário a todo momento.

Conhecendo melhor como funciona a tecnologia do pagamento por aproximação, comerciantes e consumidores podem tirar o melhor proveito dela, facilitando as transações no dia a dia com toda a comodidade que a tecnologia proporciona.

Agora que você conhece melhor o assunto, ajude seus amigos a também saberem mais compartilhando esse conteúdo nas suas redes sociais.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: