Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado para sua empresa

Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado para sua empresa

Para manter a competitividade e vencer a concorrência é necessário estar sempre de olho no posicionamento dos seus produtos e serviços em relação aos demais. Assim, a pesquisa de mercado aparece como uma forma de colher e analisar dados de modo a facilitar o direcionamento das estratégias do empreendimento.

Por meio dela você consegue prever a aceitação de um novo produto, por exemplo, ou entender o comportamento do seu público-alvo em relação à empresa. Portanto, se você ainda não a pratica está na hora de começar: é só vir com a gente e colocar todas as dicas em prática!

Entenda o que é uma pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é uma ferramenta muito importante no direcionamento de qualquer negócio. Ela pode ser realizada pela própria empresa ou por terceiros e tem como principal objetivo colher informações referentes às condições do mercado, tanto em relação à concorrência quanto ao próprio empreendimento.

A partir dela é possível analisar o perfil de um determinado público, verificar se existe espaço para o lançamento de um novo empreendimento ou produto, se os preços praticados são compatíveis e se os clientes estão satisfeitos com o que está sendo oferecido.

Assim, ao conhecer a realidade do mercado na área estudada é possível tomar decisões mais inteligentes e evitar investimentos que possam não ter o retorno esperado.

Conheça os principais tipos de pesquisa

Há muitas maneiras de realizar uma pesquisa de mercado, tudo vai depender do seu objetivo. Veja a seguir alguns dos principais tipos e entenda quais delas se enquadram melhor nas suas necessidades.

Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória costuma ser o primeiro passo na elaboração de um projeto. Ela costuma fazer parte de um estudo para verificar se há espaço para a sua ideia ou se um novo produto seria bem-aceito, por exemplo.

Geralmente é feita uma análise da região, observação da concorrência e entrevistas com pessoas que possam compor o público-alvo. São levantados os primeiros problemas e sugestões para superá-los. Assim é possível colher informações relevantes como a existência de consumidores para o novo projeto ou se há formas diferentes de executá-lo que ainda não foram exploradas pela concorrência.

Pesquisa descritiva

O foco dessa pesquisa de mercado é entender as características e a regularidade de um determinado fenômeno. Nesse caso, os profissionais procuram testar hipóteses previamente estabelecidas, considerando variantes como classe social, idade e área de atuação.

É possível montar questionários por amostragem, ainda que virtuais que tenham como foco analisar o comportamento de um determinado público em relação a esses eventos.

Pesquisa causal

O foco desse tipo de pesquisa é criar experimentos que relacionem causa e efeito. Assim, são analisadas diferentes hipóteses para determinar quais os resultados causados. Para citar um exemplo, essa é a pesquisa usada para avaliar qual a melhor estratégia de marketing para o lançamento de um produto.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para direcionar as ações de uma determinada empresa de modo a tomar decisões mais assertivas. Ela pode ser usada sempre que for necessário avaliar as condições do mercado para realizar algum projeto. No caso de pesquisas mais complexas, uma empresa especializada pode ajudar a realizar o tratamento de dados com mais precisão.

Se essas dicas foram úteis para você, aproveite para conferir também a importância do planejamento orçamentário para a saúde financeira da empresa!

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