4 dicas para fazer o planejamento financeiro do seu negócio

4 dicas para fazer o planejamento financeiro do seu negócio

Seja qual for o nicho do seu negócio, será preciso fazer um planejamento financeiro para a ele em algum momento. Essa ação é o ponto de partida para colocar o a organização nos trilhos, principalmente quando o assunto são custos e receitas.

Apesar de muito importante, o processo de se planejar costuma trazer dúvidas para muitas pessoas. Isso porque, por mais que você conheça o seu negócio e não tenha grande problemas financeiros, também é preciso olhá-lo de maneira mais estratégica — o que demanda tempo e esforços.

Sabemos que a falta de um planejamento financeiro é bastante comum entre as empresas. Para ajudar você a reverter esse quadro, vamos apresentar algumas dicas de como se planejar. Mas, antes, vamos lembrar o que o termo significa?

O que é o planejamento financeiro?

De forma geral, o planejamento financeiro é o conhecimento e a organização das finanças de uma empresa, permitindo que ela consiga se antecipar aos acontecimentos do mercado. E por que isso é importante? Tendo um planejamento, a empresa pode se proteger de flutuações financeiras do mercado, além de ter uma orientação para alcançar crescimento no médio e longo prazo.

4 Dicas de como fazer o planejamento financeiro no seu negócio

Vimos que o planejamento financeiro funciona como um guia para que a empresa alcance os seus objetivos. No entanto, para conquistar metas e, consequentemente, fazer uma boa gestão financeira, é preciso realizar alguns processos. a seguir, você vai conhecer os principais deles.  

1.Registre dados e informações

Conhecer a sua condição financeira é fundamental para construir um planejamento efetivo. Logo, é importante prestar atenção em toda a rotina financeira da sua empresa e registrar custos fixos e variáveis, receitas, investimentos, e outras informações. O ideal é que a gestão tenha um conhecimento amplo das movimentações do negócio.

2. Faça um diagnóstico

Com as informações financeiras em mãos, chegou a hora de começar a analisar as vendas e os recebimentos. Esse é um bom momento para avaliar como a empresa gasta os seus recursos, o que ela recebe, qual é seu lucro, se há dívidas e o que é possível fazer para quitá-las.

3. Defina estratégias

A análise trará não apenas dados importantes, mas uma orientação do que pode ser feito para que a empresa cresça e evolua. Nesse sentido, o diagnóstico e permite a definição das principais estratégias financeiras para que o negócio consiga alcançar os seus objetivos.

Também é importante determinar de que forma a companhia pretende monitorar essas ações, sendo um bom momento para estabelecer indicadores que ajudem a mensurar resultados.

4. Use a tecnologia

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o uso de aplicativos que tornam o planejamento mais eficiente. Existem diversas opções capazes de melhorar a gestão e o controle de gastos, mas você pode até usar uma planilha de controle de vendas. Porém, aqui, queremos falar sobre o app do Tiquei.

Quem trabalha com vendas sabe que ter um bom controle dos pagamentos, principalmente no cartão, é fundamental. Soluções como o Tiquei são o que existe de mais moderno para realizar não só o registro de informações, mas também o monitoramento de tudo o que acontece. O aplicativo integra bandeiras, dados sobre as vendas, taxas e muitas outras informações, facilitando o seu dia.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas de como fazer o planejamento financeiro do seu negócio. Não se esqueça que essa é uma das únicas maneiras de não perder o foco das suas metas financeiras!

Se interessou pelo app do Tiquei? Veja como ele pode melhorar as suas vendas!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: