Como fazer uma planilha de controle de vendas? Veja o passo a passo

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Como fazer uma planilha de controle de vendas? Veja o passo a passo

Um desempenho comercial eficaz é imprescindível para que um negócio obtenha estabilidade, sobretudo no caso de microempresas que ainda estão passando pelo processo de consolidação no mercado.

Para obter sucesso como empreendedor, é fundamental realizar o monitoramento de alguns setores específicos que compõem a empresa. Entretanto, é preciso saber quais aspectos precisam ser analisados e as formas mais eficazes de fazer tudo isso por meio de uma planilha.

Pensando nisso, preparamos este post para falar sobre como fazer uma planilha de controle de vendas. Continue a leitura e confira!

Como fazer um controle de vendas?

O monitoramento e o controle de vendas podem ser realizados com o auxílio de inúmeros mecanismos. Entre eles estão:

  • elaborar um planejamento;
  • fazer uma planilha;
  • estabelecer as metas que a empresa deve alcançar;
  • definir um relatório que estabeleça o desempenho alcançado pelos colaboradores durante o período de estipulado.

Qual é a importância da planilha de controle de vendas?

Ter uma planilha de controle de vendas que detém avaliações sistemáticas contribui no momento da correção dos erros cometidos pelos colaboradores. Assim, o empreendedor poderá alinhar a correção às expectativas e aos anseios do público-alvo, elevando a competitividade da empresa no mercado.

A utilização de um controle de vendas eficaz auxilia na avaliação das receitas futuras, bem como na programação das compras e em operações de venda mais estáveis e efetivas.

Uma boa planilha de controle de vendas possibilita o conhecimento dos parâmetros que permitem avaliar o desempenho do negócio. Veja alguns elementos que você deve conhecer:

  • patamar de faturamento da empresa;
  • nível de lucratividade;
  • críticas, avaliações, sugestões e opiniões dos colaboradores da equipe de vendas com relação às campanhas do negócio juntamente ao mercado.

Ademais, o controle de vendas ajuda a manter um elevado controle em relação à quantidade de produtos comercializados, o que contribui para uma maior taxa de rotatividade daquele item.

Como fazer uma planilha de controle de vendas?

Antes de mostrarmos como fazer uma planilha, deixaremos as principais dicas do que ela deverá ter:

  • o total de vendas (por dia, semana e mês);
  • o ticket médio, que é o número total de vendas de certo período dividido pelas vendas obtidas no período anterior;
  • inclusão de metas;
  • qualidade de serviço.

Caso você já tenha prática com programas como o Excel, montar a sua planilha será uma tarefa mais fácil.

1º passo

Abra um arquivo novo, digite na página inicial “vendas” e clique em pesquisar. Inúmeras opções serão exibidas, de modo que bastará escolher aquela que esteja mais de acordo com o seu negócio.

2º passo

Depois de escolher o modelo desejado, clique sobre ele. Um modelo prévio será mostrado, incluindo uma breve descrição da planilha. Caso seja o que você deseja, clique e aguarde a planilha abrir.

3º passo

Agora, já com a planilha aberta, analise minuciosamente como ela funciona, apague os dados presentes nela e adapte conforme as suas necessidades. Assim, você conseguirá analisar de forma prática os dados da sua empresa e diminuirá os riscos de erros.

Conforme você pôde perceber, é essencial fazer um bom monitoramento do seu negócio. Afinal, quando as coisas não vão bem, é importante perceber isso antes que o problema cresça e se torne cada vez mais difícil de ser resolvido. Nesse sentido, uma planilha de controle de vendas é uma ferramenta muito útil.

Portanto, nota-se como se pode fazer uma planilha de controle de vendas para facilitar a administração do seu negócio e o porquê dessa ferramenta ser tão importante para a vida dos empreendedores.

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