Como criar um programa de fidelidade criativo para seus clientes?

Como criar um programa de fidelidade criativo para seus clientes?

Mais do que oferecer produtos ou serviços de qualidade, desenvolver uma relação com seus clientes deve ser a meta de qualquer empresa. Uma das maneiras de se fazer isso é através de iniciativas que incentivem o engajamento do consumidor, por exemplo o programa de fidelidade.

Esse tipo de ação é uma forma de manter as pessoas consumindo o que você produz. É uma ótima técnica de vendas e pode gerar valor para seus consumidores. Já que com o programa de fidelidade, é possível que eles entendam que há vantagens maiores do que apenas comprar o que você tem para oferecer.

Justamente por causa dessa importância, resolvemos separar aqui algumas dicas de como criar o seu. Confira!

O que é o programa de fidelidade?

Basicamente, é uma maneira de desenvolver um relacionamento com o cliente. Nesse tipo de iniciativa, a empresa oferece alguma vantagem que pode, ou não estar atrelada ao produto ou serviço. Por exemplo, empresas de cartão, podem oferecer pontos que são trocados por viagens, compras, etc. 

Mas também, há companhias que oferecem preços exclusivos, outros produtos, etc. Um bom exemplo são os app de entregas que constantemente oferecem descontos de até 100% para pessoas que usam pela primeira vez. 

Todos esses benefícios não são oferecidos em troca de nada, o cliente precisa concordar em se fidelizar ao negócio, seja comprando mais produtos, ou interagindo regularmente com a marca.

Como criar um programa de fidelidade?

Vimos que o programa de fidelidade é uma ótima maneira de desenvolver um bom relacionamento com a marca. Separamos 3 dicas de como criá-lo de maneira inteligente.

Estude o perfil dos seus clientes

Para evitar cometer erros, ou perturbar seus clientes desnecessariamente com mensagens que não tem nada a ver com o seu perfil, é fundamental conhecê-los. Realizar pesquisas sobre o comportamento de seus consumidores é uma maneira de capturar dados que podem auxiliar no processo de fidelidade.

Mais do que isso, oferecer produtos relacionados com as suas compras comuns e atentar para a lista de desejos, são outras estratégias que auxiliam na obtenção dessas informações. Assim, é possível montar um quadro de ofertas que realmente tenha relação com o que ele quer.

Defina o propósito do programa

Existem diversas maneiras de definir como o programa funcionará, a mais comum sendo quanto mais o consumidor compra o produto ou utiliza o serviço, mais ele ganha de volta algo.

Entretanto, há muitas outras formas, como fazer com que o cliente divulgue ou consiga um número x de pessoas que usem a sua marca. O que realçamos aqui é que antes de lançar o seu programa de fidelidade, é importante duas coisas: que o propósito esteja bem definido e que não se apegue apenas a um tipo de forma de fidelização.

Determine as recompensas

Por fim, sua empresa não pode só receber, não é? Ela também precisa oferecer algo para os clientes. Claro que ter produtos e serviços de qualidade já é algo bastante recompensador, porém, quando falamos de programa de fidelidade é importante oferecer mais.

Nesse sentido, bons descontos e até prêmios são uma boa forma de recompensar. No entanto, destacamos que para a escolha certa é necessário pesquisar bem quem é o seu cliente e quais são seus desejos.

Até aqui, mostramos o que é e como é possível fazer o seu programa de fidelidade. Saiba que desenvolver a sua forma de fidelização não significa que o trabalho esteja terminado. Ainda é preciso divulgar e analisar se o programa tem trazido resultados esperados.

Gostou do nosso texto, então continue aprendendo, veja agora o nosso texto sobre black friday!

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