O que é receita previsível? Entenda como ela potencializa as vendas

O que é receita previsível? Entenda como ela potencializa as vendas

Hoje em dia, há diversas formas de gerir um negócio. Com cada vez mais pessoas aderindo ao empreendedorismo, você sabe qual delas é a melhor para você?

Uma estratégia bastante utilizada para potencializar as vendas de um empreendimento é a receita previsível. Ela se tornou, em pouco tempo, referência no mercado.

Você sabe o que é receita previsível? Quer saber qual é como ela se relaciona com as vendas do seu empreendimento? Siga com a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Qual é o conceito de receita previsível?

A receita previsível é um termo proveniente do inglês, originalmente chamado de predictable revenue. Esse conceito vem do engenheiro e estudioso de vendas Aaron Ross.

Como o próprio nome sugere, na receita previsível, prevê-se o quanto uma determinada organização ganhará em um determinado período de tempo. Isso deve ser feito com a maior precisão possível, para que a metodologia em comento tenha êxito.

Aaron ficou conhecido exatamente pelo seu case de sucesso. Ao implementar o método da predictable revenue na empresa que trabalhava, a Salesforce, os lucros foram majorados de forma astronômica.

Seu livro abordando esse conceito chegou a ganhar o título de best-seller, de tão bem aceito que foi. No Brasil, seu livro foi traduzido ao português em 2014, e foi igualmente um sucesso.

Como a receita previsível potencializa as vendas?

Agora que você já sabe exatamente o que é a receita previsível, vamos falar de sua aplicabilidade nas vendas. Todo empreendimento, por mais distinto que seja sua área de atuação, tem como objetivo o mesmo: vender mais.

Leia abaixo mais sobre como a receita previsível pode potencializar as vendas.

Mantém a equipe de vendas focada apenas na prospecção

A prospecção é a primeira etapa no momento da qualificação de clientes. Quando se fala do público-alvo, tanto no inbound marketing quanto no outbound marketing, a prospecção é essencial.

A receita previsível, por sua vez, faz com que a equipe fique focada nessa função, como um de seus preceitos básicos. Não dar à prospecção sua devida importância é um erro que pode ser fatal.

Cria novas oportunidades

Como mencionamos anteriormente, a prospecção é de extrema importância na hora de se gerar novas oportunidades.

A partir desse preceito, é mais fácil captar novos leads que podem acabar se tornando clientes. Quanto mais oportunidades passíveis da geração de receita houver, mais efetiva vai ser a etapa de vendas propriamente dita.

Ressalta os resultados

Alguns dos indicadores mais importantes de um negócio são resultados efetivamente obtidos.

É claro que a obtenção de contatos, leads, entre outros, é parte importante do processo. Mas os resultados em si que devem ser o foco.

Por conta disso, a utilização dos preceitos da receita previsível visa dar importância às oportunidades e negócios conquistados. Para que, a partir desses dados, possa ser feita a prospecção de forma acertada.

Qual é a importância de se ter uma boa gestão financeira na empresa?

Finalmente, vamos falar sobre o gerenciamento do dinheiro nos negócios. Para que você possa desfrutar de todos os benefícios do crescimento que a receita previsível apregoa, suas estratégias devem estar aliadas a uma excelente gestão financeira.

A tomada de decisões, etapa tão importante em qualquer empreendimento, depende de uma gestão financeira saudável. Use as inovações tecnológicas a seu favor para mitigar os erros.

A tecnologia também pode ajudar em outros sentidos. O uso de ferramentas de automação, por exemplo, pode ajudar a vender até enquanto você está de férias.

O mercado de vendas evolui a cada dia. Por isso, cabe aos empreendedores a constante atualização. Ficando, deste modo, a par das exigências do mercado. Ao se aplicar as técnicas da receita previsível, é possível crescer a sua empresa e manter seu nível de competitividade alto.

Esperamos que tenha gostado do nosso post. Em nosso blog, há mais conteúdos semelhantes. Aproveite e saiba mais sobre a importância do planejamento orçamentário para a saúde financeira da empresa.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: