O que é receita recorrente? Entenda como funciona

O que é receita recorrente? Entenda como funciona

A receita recorrente é uma estratégia bastante comum de muitas empresas de sucesso. Alguns exemplos? Netflix, Disney Plus, Prime da Amazon, Smart Fit e muitas outras. Todas elas possuem a característica de aceitar pagamentos periódicos que podem garantir algumas vantagens perante a outros modelos de trabalho.

Neste texto, vamos explicar para você como isso funciona e como ela pode ajudar a reter os clientes. Continue!

O que é a receita recorrente?

A receita ou pagamento recorrente se caracteriza pela cobrança automática de bens ou serviços de acordo com uma data periódica pré-acordada. É o que chamamos de serviço por assinatura e se aplica a diversos segmentos, do entretenimento ao educacional, passando pela saúde.

Como funciona a receita recorrente?

Existem algumas formas de aplicar a receita recorrente em um negócio. As principais formas são:

  • assinaturas de adesão: aqui, o cliente faz o pagamento por meio de mensalidades ou anualmente para ter acesso a um tipo de serviço. É muito comum em TV por assinaturas, softwares, etc;
  • pagar por uso: neste, o consumidor não define o pagamento pré-acordado e sim paga conforme usa. Um bom exemplo desse tipo de assinatura é quando o cliente deixa uma parte de créditos na conta específica para o produto ou serviço, debitados apenas quando ele usar. Nesse caso, a empresa pode até impor um limite de expiração da quantia;
  • produtos e serviços adicionais: são oferecidos produtos complementares com o objetivo de melhorar o que já é oferecido e aumentar a receita. Por exemplo, suporte premium, seguros, extensão de garantia, entre outros;
  • parcerias e afiliações: a empresa também pode trabalhar em parceria com outro negócio para trazer aos seus clientes produtos ou serviços que complementem a experiência. Um exemplo, uma hospedaria que faz parceria com uma empresa de aluguel de carros.

Como aumentar o faturamento e reter clientes com a receita recorrente?

No processo de começar a oferecer um serviço voltado a ter receita recorrente é importante avaliar a capacidade de atendimento do negócio. O suporte ao consumidor terá que ser reformulado para conseguir atender os consumidores com qualidade, já que o uso do que a empresa oferece é constante.

Assim como é preciso trazer condições de personalização, os clientes devem estar a par de todas as mudanças e também terem um canal disponível para falar sobre melhorias. O objetivo é entregar uma experiência mais personalizada possível.

Por fim, o cuidado com as atualizações que devem agora ser periódicas, até para a reformar os planos e também garantir que erros e outros problemas sejam solucionados rapidamente.

Até aqui, você acompanhou o que é receita recorrente e quais são as possibilidades para aplicá-la em seu negócio. Reforçamos a importância de focar em oferecer um serviço de qualidade e que esteja atento às necessidades dos clientes. Para isso, a pesquisa e personalização será fundamental para entender o que o consumidor quer e o que a empresa precisa melhorar.

Gostou de saber mais sobre a receita recorrente? Quer continuar aprendendo? Então, acesse agora o nosso texto sobre cashback na empresa!

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