O que é retenção de clientes? Confira as principais estratégias para medir

O que é retenção de clientes? Confira as principais estratégias para medir

Conquistar um consumidor pode ser bastante complicado. E retê-lo entre seus clientes pode ser tão ou mais complicado, já que independentemente do setor de atuação, o mercado é cada vez mais competitivo. Por isso, é fundamental saber como mensurar e aperfeiçoar a retenção de clientes.

Com isso, neste conteúdo vamos explicar o que esse conceito indica, quais as melhores formas de mensurá-lo e o que você pode fazer para melhorar sua capacidade de retenção. Boa leitura!

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes diz respeito a capacidade de um negócio manter seus clientes fiéis a marca, fazendo com que eles voltem a comprar produtos e serviços várias vezes ao longo do tempo.

E a importância disso é clara: diante de todo o esforço necessário para conquistar um cliente, nada mais lógico do que concentrar recursos para que esse mesmo consumidor faça novas compras.

Assim, ele não só traz mais receita para a empresa, como aumenta consideravelmente o retorno sobre o investimento feito para conquistá-lo, seja com campanhas de marketing, com promoções ou com qualquer outra ação feita com o intuito de atrair novos consumidores.

Por fim, não custa lembrar que se o cliente sai da sua loja, são grandes as chances de ele ir gastar na concorrência e não voltar mais.

Como mensurar a retenção de clientes?

Existem várias formas de medir a retenção de clientes em um negócio. De qualquer maneira, é importante acompanhar tais indicadores, já que eles permitem estimar as estratégias que estão ou não surtindo o efeito esperado.

Um jeito na prática de medir a sua taxa de retenção é por meio da fórmula: (CE-CN/ CS) x 100), onde CE é o número de clientes no final do período analisado, CN é o número de novos clientes e CS se refere ao número de clientes no início do período de mensuração.

Pode parecer complicado, mas não é. Acompanhe o exemplo de um negócio que começa o período com 100 clientes, perde 20 e ganha 40.

120 – 40 = 80/100 =

0,8 X 100= 80%

Assim, no nosso exemplo, a loja teria taxa de retenção de 80%

Como melhorar sua capacidade de retenção?

A combinação de diferentes estratégias costuma ser a melhor forma de avançar na sua capacidade de reter clientes. Entre as formas mais eficientes de fazer isso estão: conhecer o perfil dos clientes e identificar seus padrões de consumo para a partir disso traçar suas expectativas e necessidades.

A manutenção de um CRM ajuda bastante nessa tarefa. CRM é a sigla para Costume Relationship Management em inglês. Esse termo designa os softwares que armazenam e facilitam o acesso às informações sobre seus clientes.

Além disso, o empreendedor pode sempre considerar os programas de fidelidade, desde que sejam feitos de forma planejada. E investir no pós-venda, prestando sempre o atendimento necessário e mantendo contato constante com o consumidor e agilidade na resolução de eventuais problemas.

Esperamos que esse conteúdo tenha deixado claro a importância de acompanhar de perto a retenção de clientes no seu negócio, mantendo sempre a mente aberta na busca por soluções criativas para cativar seus consumidores e com isso dar início a um relacionamento longevo.

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