Entender se os investimentos feitos na sua empresa estão dando bons resultados é fundamental para tomar as melhores decisões. E para ter uma melhor compreensão sobre tal aspecto, o indicado é conhecer as métricas para embasar cada escolha.
Pensando nisso, vamos mostrar como calcular o ROI, o retorno sobre investimento. Com essa métrica em mãos, fica mais claro saber quanto a empresa está ganhando com o dinheiro investido e se isso está dentro do planejamento traçado. Boa leitura!
O que é retorno sobre investimento (ROI)?
Como o próprio nome indica, o retorno sobre investimento é um indicador calculado para apontar quanto a empresa está obtendo de volta em termos financeiros a cada investimento feito. Ele é amplamente conhecido como ROI, que vem do inglês Return Over Investiment.
O cálculo do ROI pode ser feito sobre qualquer ação feita com a expectativa de ampliar o lucro da empresa no futuro. Assim, sua aplicação vai desde investimentos em novos equipamentos até para campanhas de marketing.
A partir disso, o responsável pela gestão do negócio consegue mapear de forma precisa cada investimento, de que forma eles tão contribuindo para os lucros da empresa e se há espaço para melhorias em todo o processo. Em último caso, o ROI indica que determinada estratégia está com retorno aquém do esperado.
Como calculá-lo?
A forma mais rápida de calcular o ROI é por meio da fórmula:
ROI= (Receita-Custo/Custo) X 100
Tal fórmula pode sem empregada tanto para uma ação em específico do negócio quanto para a empresa como um todo. Seja qual for o caso, é fundamental ter bem claro o que são receitas e o que são os custos para evitar distorções no cálculo.
Receitas são todos os recursos que entram proveniente basicamente das vendas. Se for calcular o ROI de uma campanha de marketing, leve em conta o dinheiro obtido apenas nesse período, certo?
Já os custos são todos os recursos empregados para viabilizar o investimento. Seguindo o exemplo do parágrafo anterior, no cálculo do retorno de uma campanha de marketing, leve em conta apenas os recursos investidos nessa ação e não na empresa toda.
Com esses números em mãos, não tem segredo: basta aplicá-los na forma mencionada acima. Para ajudá-lo, vamos a um exemplo.
Vamos imaginar que você tenha investido R$ 1000 numa promoção e obtido uma receita de R$ 3000 após finalizada a campanha. Com isso, teremos:
ROI: (3000-1000/1000) x 100
ROI: (2000/1000) x 100
ROI: 2 X 100
ROI: 200%.
Ou seja, nessa ação, o retorno sobre o investimento foi de 200%. Em outras palavras, nesse exemplo, a cada R$1 investido, você receberia R$ 2.
O cálculo do ROI deve sempre fazer parte de qualquer gestão financeira capaz de cumprir os objetivos do negócio. E ainda que seja fácil calcular esse número, contar com ferramentas tecnológicas costuma ser a melhor solução para automatizar processos e evitar erros que podem comprometer as contas da empresa. Dessa forma, é mais simples dimensionar com precisão o retorno sobre investimento de cada segmento.
Quer aprender mais sobre outro indicador? Veja então o que é a importância do índice de lucratividade.