O que é split de pagamento? Saiba como usar em seu negócio

  • Post category:Vendas
O que é split de pagamento? Saiba como usar em seu negócio

Na hora de concretizar uma venda pela internet, o caminho que o dinheiro percorre da carteira do cliente até o caixa do negócio pode ser longo, ainda mais quando os recursos precisam ser divididos entre mais de um empreendimento. Para facilitar esse tipo de transação é que existe o chamado split de pagamento.

Se você nunca ouvir falar sobre isso ou ainda têm dúvidas de como o split de pagamento pode ajudá-lo no dia a dia do seu negócio, não se preocupe. Nos tópicos abaixo explicamos tudo o que é preciso saber sobre o tema. Boa leitura!

Afinal, o que é o split de pagamento?

O split de pagamento é uma ferramenta que faz a divisão dos recursos financeiros de uma transação financeira entre todos aqueles que foram responsáveis pela concretização da venda de um produto ou serviço. A grande vantagem é que essa ferramenta faz isso de forma automática, concentrando tudo numa única plataforma e de maneira praticamente instantânea.

Um exemplo ajuda a entender a atuação do split de pagamentos. Imagine que um restaurante vende seus pratos por um aplicativo de entregas famoso no mercado. Do outro lado da tela do smartphone, sempre que o cliente faz um pedido, ele paga o valor indicado e em pouco segundos a operação é processada.

Já do lado de quem vende, o valor precisa ser dividido entre o aplicativo de entrega e o restaurante. É aqui que o split de pagamento atua: instantaneamente os valores são repartidos e vão para as respectivas contas conforme a política da plataforma em que a operação foi feita e todos os envolvidos recebem sua parte pela venda feita.

Quais os benefícios do split de pagamento?

A adoção do split de pagamento é útil para qualquer modelo de negócio em que as transações tenham mais de um recebedor. É o caso dos marketplaces, por exemplo, em que diversos lojistas utilizam uma plataforma para vender seus produtos e serviços. Assim, o dinheiro é dividido entre o comerciante e quem administra o marketplace de forma ágil e segura.

Com o split de pagamento, o lojista não precisa se preocupar com uma série de preocupações referentes à gestão de pagamentos, incluindo análise de risco e pagamento de taxas de cartão de crédito, entre outros custos de manutenção desse tipo de atividade.

Além disso, o split permite definir regras e responsabilidades para cada um dos participantes da transação, como divisão de taxas operacionais e custos com chargebacks.

Para o consumidor, o principal benefício é poder concretizar sua compra sem sequer imaginar que tal tipo de processo está acontecendo por trás do seu pagamento, garantindo que seu pedido seja concluído o mais rápido possível. Isso aumenta a taxa de conversão, já que diminui a burocracia na hora de concretizar a venda.

Como usá-lo para simplificar seu negócio?

Normalmente, o split de pagamento aparece integrado a outras soluções de pagamento. Dessa forma, a melhor forma de contar com tal recurso é por meio de ferramentas tecnológicas que facilitem a gestão financeira do empreendimento. Aplicativos e softwares estão entre essas alternativas.

Se o seu negócio precisa constantemente dividir a receita de venda com outras partes ou ainda se você vende por meio de um marketplace, entender e aproveitar os benefícios de um split de pagamento facilitará bastante sua gestão financeira, garantindo a organização do caixa do empreendimento.

Agora que você sabe o que é split de pagamento e como simplificar seu negócio, saiba também como garantir a sua segurança em pagamentos online.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: