5 principais tendências de tecnologia para 2021

  • Post category:Dicas
5 principais tendências de tecnologia para 2021
tendências de tecnologia para 2021

Entra ano, sai ano, uma coisa é certa: as inovações tecnológicas vão, de alguma forma, afetar nossas relações, seja no âmbito pessoal ou profissional. Para não ser surpreendido pela velocidade das mudanças, é importante estar por dentro do que promete ganhar destaque no mercado.

Dessa forma, neste post listamos algumas das principais tendências de tecnologia para 2021, com tudo aquilo que você deve ficar de olho ao longo do restante do ano, que ainda tem muito pela frente. Boa leitura!

1. Conexão 5G

Ainda que o leilão do 5G para as operadoras no Brasil esteja previsto para acontecer apenas em julho, suas potenciais aplicações já são destaque entre quem acompanha a evolução do mercado.

Ao oferecer conexão estável com maior velocidade e menor latência (ou seja, com menor tempo de resposta entre a ida e a vinda do sinal, em uma explicação simples), o 5G permitirá que diversas aplicações online sejam utilizadas com maior fluidez em casa, nas ruas, nos comércios ou mesmo nas fábricas.

2. Internet das coisas (IoT)

O 5G tende a fazer com que uma tendência um pouco mais antiga, a internet das coisas (conhecida como IoT, na sigla em inglês), finalmente deslanche e ganhe a popularidade esperada.

A razão para isso é simples: a conexão de objetos do dia a dia à rede depende de que ela consiga oferecer uma resposta rápida a comandos feitos à distância, coisa que nem sempre é possível com redes wi-fi e 4G, que tem uma latência maior.

O 5G permitirá que uma gama ampla de dispositivos seja controlada e monitorada à distância ou que interajam entre si sem a ação humana. Isso pode ser uma revolução para uma série de atividades econômicas, que poderão abrir mão da supervisão de uma pessoa a maior parte do tempo.

3. Preocupações ainda maiores com cibersegurança

A cibersegurança é uma parte importante da segurança da informação. E a internet das coisas reforça a preocupação com a primeira.

Se até então a segurança dos dados e informações sensíveis já é uma grande preocupação (segurança da informação), as brechas digitais exploradas agora também estarão nos equipamentos (cibersegurança) conectados à internet.

Com isso, deverão ser adotadas soluções mais sofisticadas contra esses riscos, uma vez que eles podem comprometer toda a estrutura de funcionamento de um negócio de uma hora para outra.

4. Expansão da inteligência artificial

A inteligência artificial já é largamente utilizada em vários negócios. Contudo, seu emprego muitas vezes estava restrito a empreendimentos de maior porte, o que tende a mudar aos poucos. Ou seja, mais empresas conseguirão utilizar seus recursos e otimizar uma série de tarefas.

Entre as ferramentas mais adotadas estarão o machine learning (tecnologia pelo qual as máquinas “aprendem” a agir cada vez melhor a partir dos dados coletados) e de algoritmos para a previsão de comportamentos dos consumidores.

5. Consolidação de novas formas de pagamento

A utilização de dinheiro em espécie tende a continuar perdendo espaço para métodos de pagamentos já existentes que vão ganhar mais espaço na preferência do consumidor. Entre as escolhas dos clientes certamente estarão os pagamentos por aproximação e o PIX, que foi implementado no final de 2020 e já é um sucesso.

Para implementar com êxito alguma das tendências de tecnologia para 2021, seu negócio precisa se aprofundar sobre como a ferramenta funciona, que problemas ela pode solucionar na sua rotina e quais são os custos. Dessa forma, será possível aproveitar todos os benefícios sem correr o risco de ver o investimento frustrado.

Que tal aproveitar para saber mais sobre os pagamentos digitais? Então confira esse nosso conteúdo sobre o assunto.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: