Quais são os tipos de cobrança? Saiba como evitar inadimplências

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Quais são os tipos de cobrança? Saiba como evitar inadimplências

Com a chegada das festas de fim de ano e com as super promoções oferecidas durante a Black Friday, muitas pessoas acabam se descontrolando e gastando mais do que conseguem pagar. Esses indivíduos acabam ficando sem dinheiro para pagar as contas decorrentes dessas datas.

Logo, as empresas que precisam receber esses pagamentos devem estudar os tipos de cobrança a fim de reduzir a inadimplência em seu negócio.

Somado a isso, ao analisar essas modalidades de cobrança, a sua empresa consegue manter um contato mais direto com a sua clientela, tentando fazer uma negociação que ajude os dois lados.

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Por que ter uma boa gestão de cobrança na empresa?

Quando o assunto é dinheiro, os empreendedores precisam ficar atentos e traçar um plano estratégico para controlar o setor financeiro das suas empresas. Então, analisar as modalidades de cobrança e aplicar aquela mais coerente na gestão da sua empresa é uma das alternativas para diminuir os prejuízos.

Além disso, conhecer os seus clientes e descobrir o perfil de cada um é uma excelente ideia para descobrir qual o tipo de cobrança realizar, afinal, várias são as opções como: envio de cartas, lembretes de pagamentos e ligações telefônicas.

Quais são os tipos de cobrança existentes?

É fato que a inadimplência é uma realidade que faz parte do cotidiano do brasileiro. Diante disso, descobrir qual das técnicas de cobrança são as mais eficazes para o seu público alvo requer análises e estudos aprofundados. Listamos a seguir algumas dessas modalidades!

Cobrança preventiva

Essa opção é voltada para a conscientização, ou seja, para o consumidor não se tornar um futuro inadimplente. Nesse contexto, uma equipe responsável pelo setor financeiro da empresa, encaminha para esse indivíduo lembretes alertando sobre a aproximação da data do pagamento. Isso pode ser feito via e-mail ou SMS. Assim, antes do vencimento da conta, o cliente já poderá se programar a fim de evitar complicações.

Cobrança direta

Essa modalidade ajuda os empresários a acompanhar de maneira detalhada a situação do pagamento de cada cliente, afinal, o registro é feito pelo próprio sistema da empresa e pode ser rastreada a qualquer momento. Assim, um boleto pré-impresso é fornecido ao cliente que pode optar pelos boletos online e realizar o pagamento na data correta.

Cobrança indexada

Nesse tipo de cobrança, a empresa em questão pode alterar o valor da conta a ser paga, levando em consideração, por exemplo, o valor do dólar, a situação econômica do país e até mesmo a data de pagamento. Logo, o valor a ser cobrado depende de indexador ou um fator externo.

Portanto, analisando algumas dessas modalidades de cobrança, é importante que a sua empresa desenvolva uma boa estratégia financeira a fim de alavancar as suas vendas e evitar prejuízos. Assim, você pode contar com o Tiquei um app de gestão financeira que reúne todas as informações de vendas, recebíveis e taxas cobradas em um único lugar.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de cobrança, tente verificar o perfil da maioria dos clientes e passe a cobrá-los da melhor maneira possível, afinal, esse ato precisa ser cauteloso para acabar não perdendo o consumidor.

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