Como funciona a tomada de decisão empresarial? Entenda sua importância

Como funciona a tomada de decisão empresarial? Entenda sua importância

A gestão de um negócio passa por diversos processos, entre eles, a tomada de decisão empresarial é um dos mais importantes. Isto porque, é por ela que se definem as próximas ações da empresa. Dependendo do que é decidido, pode significar o sucesso ou o fracasso de uma iniciativa. Mas você já se perguntou como é possível tomar decisões no cenário empresarial?

Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa questão e por que ela é importante. Confira!

O que é a tomada de decisão empresarial?

Basicamente, significa escolher entre diversas possibilidades, quais serão os próximos passos a respeito de uma questão que trará consequências futuras. Geralmente, as decisões estão vinculadas a questões que possuem influência não apenas no negócio, mas nos funcionários e clientes.

Quais são os tipos de tomada de decisão?

Existem basicamente três formas de se tomar decisões. Acompanhe!

Baseada em valores

Neste caso, as decisões são estabelecidas por meio dos valores do gestor, isto é, suas percepções pessoais. Elas geralmente são definidas pelas experiências de vida, suas opiniões sobre certo ou errado.

Baseada em crenças conscientes e inconscientes

Também está atrelada às experiências do gestor, mas a sua manifestação costuma ser uma relação entre o consciente e o inconsciente, havendo muitos insights. Logo, o que existe é uma reflexão sobre como a decisão poderá afetar o negócio no longo prazo. Porém, é importante dizer que, mesmo com esse processo de análise, ainda não é algo 100% racional.

Baseado em dados

Esta é a que pode fornecer uma visão mais racional e assertiva sobre uma decisão. Baseada em dados, é um tipo de escolha que tem provas da eficácia, oferecendo assim ao gestor mais confiança na hora de decidir.

Qual é a importância da tomada de decisão para o crescimento do negócio?

Como falamos nos tópicos anteriores, a tomada de decisão é um processo fundamental para a resolução de questões, assim como, para os próximos passos de um negócio. Esse processo é o responsável por analisar o estado atual e conseguir enxergar o que pode ser feito daqui para frente.

Portanto, a tomada de decisão é uma ferramenta gerencial fundamental para determinar as direções do negócio.

Quais são as métricas que auxiliam as tomadas de decisão?

Há algumas métricas que são fundamentais para a tomada de decisão. Esse é um processo importante para ajudar a basear as escolhas em dados reais. Entenda melhor a seguir.

ROI

Essa é uma métrica bastante conhecida, chamada de Return Over Investment, é utilizada para medir o quanto de retorno teve aquele investimento. O quanto a empresa conseguiu de lucro ao tomar aquela iniciativa.

Indicadores financeiros

Nesse caso, são os tipos de indicadores voltados para o setor financeiro, métricas que ajudam a entender o que está acontecendo com o dinheiro da empresa, o quanto de lucro ela tem, para onde estão indo os recursos conquistados, etc.

Métricas de desempenho

Já aqui, são indicadores que ajudam a medir o desempenho do negócio. Essas são métricas capazes de medir o comportamento de colaboradores e de estratégias, auxiliando a gestão a entender o que precisa ser mudado.

Ao longo deste texto, falamos da importância da tomada de decisão empresarial para o negócio e como é fundamental utilizar alguns mecanismos como indicadores para fazer uma escolha mais racional.

Gostou do nosso texto? Quer continuar aprendendo? Então, acesse agora o nosso post com dicas de aplicativos para controlar a vendas e recebimentos!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: