Qual a importância da vantagem competitiva para o negócio? Confira

Qual a importância da vantagem competitiva para o negócio? Confira

A vantagem competitiva é mais uma das qualidades que uma empresa precisa cultivar se quiser manter-se no mercado. Isto porque, além de estar atenta à sua capacidade de divulgação, número de vendas e pagamento dos clientes, ainda precisa pensar em estratégias para estar de igual para igual com seus concorrentes, ou seja, desenvolver a sua vantagem competitiva.

Ainda não entendeu do que estamos falando? Neste texto, vamos explicar o que é e como identificá-la no seu negócio. Entenda!

O que é vantagem competitiva de um negócio?

Ela se refere a um conjunto de condições e características que diferenciam a empresa de outras companhias do mesmo segmento. De forma que seja percebida pelo público e capaz de aumentar as suas vendas e superar a concorrência.

Qual é a importância da vantagem competitiva?

A vantagem competitiva tem uma importância muito grande para o negócio, visto que ela é, muitas vezes, a responsável por impulsionar a melhoria da empresa. Como todos do segmento possuem a sua e devem investir para aperfeiçoá-la, a companhia tende a investir em estratégias e iniciativas para estar à frente sempre.

Como identificá-la em seu negócio?

Existem três maneiras de identificar a vantagem competitiva. Elas são:

  • posição baseada em variedade: neste caso, a medida da vantagem está relacionada no que o produto ou serviço da companhia tem de diferente dos concorrentes.
  • posição relacionada a necessidade: o foco está na forma como os clientes são atendidos. Como a empresa satisfaz as necessidades de seus consumidores e de que forma isso é diferente daquilo que as outras empresas do mesmo segmento possuem.
  • posição apoiada no acesso: nesta, a forma de se chegar ao cliente é diferente. Por exemplo, atender consumidores de uma determinada área ou de uma certa profissão. Nesse sentido, a pesquisa com estratégia em segmentação é fundamental.

Como definir a vantagem competitiva para o seu negócio?

Como vimos nos tópicos anteriores, a vantagem competitiva não está ligada apenas a uma estratégia, existem, pelo menos, três maneiras de identificá-la. A questão é que, quando se trata de determinar qual é a melhor para o seu negócio, é preciso analisar as características com atenção. Vamos saber quais são a seguir!

Preço

Essa está ligada a diferenciação de preço. O produto ou serviço tem um valor mais barato do que de outras empresas, por isso, atrai mais consumidores, pelo menos em um primeiro momento.

Diferenciação

Como muitas vezes só o preço não é suficiente, aqui também inclui trazer um serviço ou produto melhor. Fornecer qualidades que vão facilitar a vida dos seus clientes. É ideal para empresas que querem a fidelização.

Foco

O objetivo nesta parte está na atuação da empresa, portanto, algumas atitudes como redução de custos, atendimento a regiões mais afastadas ou oferecer soluções específicas são bastante comuns para ampliar a vantagem.

Falamos hoje sobre as principais características da vantagem competitiva e como ela é importante para a sua empresa. É bom lembrar que essa é uma das qualidades fundamentais para conseguir uma boa posição no mercado e crescer.

Se você gostou deste texto e quer aprender mais, convidamos a acessar agora o nosso post sobre planejamento orçamentário!

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