Veja como fazer o controle de recebimentos de fontes diferentes

  • Post category:Todos / Vendas
Veja como fazer o controle de recebimentos de fontes diferentes

Fazer um controle de recebimentos eficiente deve estar entre as principais preocupações de quem administra um negócio, independentemente de qual seja seu porte. Sem esse cuidado de manter um controle estruturado, é normal perder as contas e não ter conhecimento do dinheiro realmente disponível e de quanto entrará em caixa no curto, no médio e no longo prazo.

Com tantos meios de pagamento e bandeiras de cartões disponíveis no mercado, o controle de recebimentos deve ser capaz de lidar com todos eles. Por isso, acompanhe as dicas deste texto para não errar nessa hora. Boa leitura!

Qual a importância do controle de recebimentos de diferentes fontes?

O controle de recebimentos consiste na prática de acompanhar de perto todos os valores que entram em caixa ou serão recebidos de vendas feitas a prazo ou por meio de métodos de pagamento cuja transferência não é imediata, como acontece com os cartões de crédito.

Esse acompanhamento, se feito da maneira correta, traz diversos benefícios para quaisquer empresas. Com as informações obtidas, é possível elaborar um planejamento mais detalhado sobre os valores que vão entrar, saber se eles serão capazes de suportar as contas a pagar, programar cobranças, cobrar inadimplentes e antecipar necessidades futuras. Com tudo isso, fazer a gestão do fluxo de caixa certamente será mais simples.

Quais as principais etapas para um bom controle de recebimentos?

Um controle de recebimentos que funcione de maneira efetiva precisa seguir alguns estágios básicos para trazer os resultados esperados. Confira, abaixo, o que não deve ser esquecido para evitar erros!

Organize-se

A desorganização é o principal entrave para um bom controle de recebimentos. Em um ambiente sem a devida ordenação, é fácil perder prazos de pagamentos, realizar cobranças indevidas ou mesmo ter dificuldades em lidar com as diferentes taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito a cada operação.

Faça um controle periódico

Um controle eficiente passa também pela realização periódica dos procedimentos necessários. Dessa forma, não é nenhum exagero que essa atividade seja feita diariamente, para evitar que as contas saiam de controle.

Além de ser periódico, tal controle deve ser rígido, para que as informações reunidas sejam confiáveis. Assim, quando for necessário tomar alguma decisão, quem administra o negócio pode contar com elas sem se preocupar.

Não tenha medo de cobrar

Se sua empresa prestou o serviço ou entregou o produto conforme o combinado, não tenha receio de fazer as cobranças devidas em caso de atrasos nos pagamentos. Esses valores que demoram a entrar no caixa prejudicam as contas de qualquer negócio. Além de cobrar os atrasados, envie lembranças antes de as contas vencerem e ofereça descontos para os pagamentos à vista.

Como a tecnologia pode ajudar nessa tarefa?

Não é raro que muitos adotem as planilhas para realizar a tarefa de controlar os recebimentos. Porém, quanto maior o volume de transações e de meios de pagamentos oferecidos, mais difícil será manter tudo em ordem.

Assim, contar com softwares de gestão e aplicativos facilita a missão de saber quais valores seu negócio receberá nos próximos dias, automatizando diversos procedimentos e reduzindo a chance de erros durante o controle de recebimentos.

Como você viu ao longo do post, o controle de recebimentos é um processo indispensável para a condução de um negócio. No entanto, ele precisa seguir algumas etapas para trazer o resultado esperado.

Quer saber mais sobre como a tecnologia otimiza o processo do controle de recebimentos? Então, confira nosso outro texto aqui do blog!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: