Entenda como funciona o recebimento nas vendas parceladas

Entenda como funciona o recebimento nas vendas parceladas

As vendas parceladas são uma ótima maneira de atrair mais clientes para o seu negócio. Afinal, ele pode fazer grandes compras e pagá-las mesmo que não tenha o dinheiro todo no ato. Porém, do outro lado, será que elas trazem benefícios também para o vendedor?

O que podemos dizer sobre isso é que entender como esse tipo de compra funciona é fundamental para não ter prejuízo na hora de proporcionar essa vantagem aos seus clientes. 

Neste texto, vamos explicar o que você precisa saber. Confira!

Quais são as vantagens e desvantagens de vender parcelado?

Logo de cara, é possível ver que uma das vantagens é que ter pagamentos parcelados reflete no aumento das vendas. Isto porque, quanto mais facilidades para o pagar, mais os consumidores se sentem inspirados a comprar. Eles não só compram mais, como podem querer levar produtos mais caros.

Além disso, se as compras são parceladas no cartão, há chance de o vendedor receber o dinheiro à vista. Porém, a desvantagem está nas taxas, que podem ser mais um gasto para o lojista.

Como funciona a venda parcelada?

Hoje em dia é muito difícil que a venda parcelada não seja realizada por cartão de crédito. Algumas lojas até mantém o carnê que é uma espécie de boleto, mas isso é só visto em empresas de grande porte, como as Casas Bahia. Sendo assim, aqui vamos nos concentrar em compras parceladas feitas no cartão.

O que acontece é que o cliente informa que parcelará a compra e o lojista registra a quantidade de vezes em que dividirá o valor total na máquina de cartão. Após a confirmação com senha por parte do consumidor, a compra é validada.

Porém, o lojista paga uma taxa de cartão de crédito toda vez que vende algo parcelado. Os valores dependerão da empresa da máquina, mas é possível repassar esse valor para o cliente de acordo com a lei 13.455. 

A legislação autoriza o lojista a cobrar um valor diferente de acordo com a forma de pagamento. No entanto, precisa estar claro para o consumidor que se ele pagar à vista há descontos.

Como o lojista recebe as vendas parceladas?

Apesar de existirem máquinas de cartão que já disponibilizam o valor total, há empresas que não oferecem essa possibilidade e isso pode atrapalhar bastante o balanço mensal das contas a pagar e a receber. Nesse caso específico, o vendedor pode receber os valores parcelados também, com os valores das tarifas descontados pelo serviço.

Por isso, é importante para uma melhor administração das finanças, procurar por softwares e aplicativos que ajudem na organização financeira. Neste aspecto, o Tiquei é um ótimo app multibandeiras e operadoras para o controle de vendas digital, capaz de trazer um panorama dos lançamentos e projeções do fluxo de caixa na palma da mão.

Pelo celular, o usuário já pode acessar seus recebimentos, monitorar tanto as vendas parceladas quanto à vista e fazer um controle integrado das suas maquininhas de cartão, inclusive das taxas cobradas. Assim, é possível fazer uma gestão financeira adequada do seu negócio.

Quer saber mais sobre o nosso aplicativo? Então, o convidamos a conhecer mais sobre o que o Tiquei pode fazer!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: