Case ClearSale: como uma pequena empresa se tornou gigante

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Case ClearSale: como uma pequena empresa se tornou gigante

Este é um texto um pouco diferente do que costumamos publicar aqui. Isso porque, dessa vez, falaremos sobre o case ClearSale — a história de uma companhia com uma trajetória bem peculiar, mas que pode nos dar boas lições sobre empreendedorismo.

Afinal, em um mundo em que a estabilidade econômica costuma derrubar grandes companhias, se manter com um modelo de negócio sólido o suficiente para trazer bons resultados e, ao mesmo tempo, não deixar o lado humano, é um desafio — principalmente, quando o seu setor é conhecido pela preferência por processos automatizados, como acontece com a tecnologia.

Contudo, ainda há empresas no mercado que conseguem demonstrar que é possível sim, juntar os métodos tecnológicos com o lado humano, como é o caso da ClearSale. Neste texto, nós vamos contar um pouco da história inspiradora dessa empresa. Confira!

Quem é Pedro Chiamulera?

É impossível começar a falar sobre a ClearSale sem contar sobre o seu fundador, Pedro Chiamulera. Ex-atleta olímpico, o empresário vem de uma família com experiência em negócios, sua mãe era empreendedora e seu pai colonizou 2 cidades. Caçula de dez irmãos, Pedro foi criado sob o lema de que: “Os últimos serão os últimos. Ou você se vira e vai atrás do que quer, ou não tem.”

As palavras o inspiraram a praticar atletismo, chegando a participar das Olimpíadas de Atlanta em 1996. Quando chegou aos 33 anos, Chiamulera saiu das pistas para as salas de programação, trabalhando em empresas como a C&A e o Submarino. Foi nessa época que Pedro começou a pensar em seu próprio negócio.

Como uma pequena empresa se tornou gigante?

Podemos dizer que a primeira faísca do que seria a ClearSale, surgiu quando Pedro estava em uma festa. Nesse evento, ele conheceu o gestor de um software que ele tinha elaborado. O programador teve a ideia de um sistema antifraude e fez a proposta durante aquela noite.

Apesar de a ideia ter sido bem recebida, Pedro não tinha nada concreto no momento. Teve uma semana para contratar funcionários e formular a tecnologia. No fim, conseguiu entregar o programa, então venho a bolha da internet.

Um recomeço para Pedro Chiamulera

Essa não foi uma época fácil! Chiamulera não tinha muito conhecimento de gestão, por isso, se concentrou em vender o máximo possível seu produto. Até que depois de 5 anos, surgiu outra queda no mercado — Pedro perdeu sua equipe, sobrando apenas 2 estagiários. 

Com essa crise, não foi possível evitar que a empresa quebrasse, mesmo com as oportunidades aparecendo. As dificuldades o obrigaram a pensar em sua vida, chegando a conclusão que era hora de dar um ressignificado à sua trajetória. Toda semana tirava, pelo menos, uma hora para conversar com pessoas. Pedro fez isso até a chegada de uma parceria que mudaria tudo: Bernardo Lustosa.

Formado em estatística pela Unicamp, mestre em Finanças pela Universidade Católica de Brasília e Ph.D em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Bernardo era o que faltava para que a ClearSale virasse realidade. Os dois, juntos, conseguiram criar uma plataforma antifraude chamada T-Clear Sale.

O case ClearSale

Fundada em 2001, a ClearSale é uma empresa especializada em detecção e prevenção de fraudes em diferentes setores do mercado. O grande diferencial da companhia está em sua versatilidade para atender diferentes segmentos, procurando desenvolver soluções focadas nas particularidades de seus clientes.

A empresa atende desde e-commerce, serviços financeiros, telecomunicações a vendas porta a porta e programas de fidelidade — com uma estratégia de macroestrutura que mescla inteligência estatística, base única de dados e tecnologia. Os resultados da ClearSale são tão certeiros que ela expandiu seu mercado, atendendo clientes até nos EUA.

Esperamos que o case ClearSale tenha inspirado você a ver como é importante não desistir de seus objetivos. Entendendo que, quando uma porta se fecha, não devemos abandonar nossas metas e sim, ir atrás de outras oportunidades.

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