Cenário econômico pós crise: entenda como ficam as MPEs

Cenário econômico pós crise: entenda como ficam as MPEs

Não é mais segredo para ninguém que o cenário econômico do nosso país vai mudar muito depois da crise que estamos vivenciando decorrente da pandemia do coronavírus. Deixando um pouco de lado o risco de contaminação, bem como, a preocupação com a própria doença vamos agora voltar os olhos para o seu negócio.

Afinal, como ficarão as coisas a partir do momento em que esse problema for resolvido? Seu negócio será afetado e como isso vai acontecer? Essa é uma dúvida muito comum na mente dos empresários.

Por esse motivo, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como fica o cenário econômico para os micro e pequenos empreendedores.

Como fica o cenário econômico após uma crise?

Toda a crise, independentemente do seu fato gerador, ocasionará problemas na economia. Isso é um fato histórico que pode ser percebido em todos os países do mundo. Em 2008, por exemplo, a crise que ficou conhecida como do Sub Prime, afetou os Estados Unidos, a maior potência mundial, bem como, os negócios realizados em nosso país.

O que ocorre, basicamente, é uma quebra do sistema mercadológico, pessoas param de comprar, empresas deixam de faturar, demitem seus funcionários, que param de consumir, prejudicando outras empresas e por aí seguimos.

Qual é o impacto da pandemia no Brasil?

Em especial nesta pandemia que atingiu também nosso país vemos um grande impasse. As autoridades de saúde recomendam que os brasileiros fiquem em casa, no entanto, quando a pessoas pararem seus negócios a tendência do mercado, independentemente, do seguimento, é perder em faturamento e lucratividade.

Para conter esses impactos, o Governo Federal cria alguns mecanismos para, pelo menos, salvar alguns empregos ou manter o mínimo para a sobrevivência de algumas pessoas que, simplesmente, cessaram sua fonte de renda graças ao isolamento que foi proposto.

Como se organizar para sobreviver à crise?

O que fará a diferença entre o empresário que sairá desse problema por cima ou não é a forma de lidar com a crise. É sobre isso que discutiremos neste tópico.

Aspecto empresarial

No aspecto empresarial, você deve aproveitar todas as oportunidades que estão sendo oferecidas pelo Governo Federal para, pelo menos, evitar o fechamento do seu negócio e a demissão em massa de pessoas.

Além disso, caso o seu negócio permita, você pode adotar mecanismos diferentes de atuação, como entregas na casa de seus clientes, vendas online, entre outras. Você pode, inclusive, aproveitar a crise para dar início a uma nova forma de atender seus consumidores.

Aspecto social

Quando pensamos no aspecto social, é importante que você tenha em mente que, além de empresário, é um cidadão brasileiro. E, como tal, precisa fazer a sua parte para contribuir com a mitigação do problema, protegendo, principalmente, os mais vulneráveis a sofrerem com a doença.

Por fim, podemos concluir que o cenário econômico, de fato, não é o melhor. Entretanto, se todo empresário fizer a sua parte e atuar com responsabilidade, foco e determinação, certamente, sairemos dessa situação ainda mais fortalecidos.

Se você gostou deste artigo compartilhe-o em suas redes sociais. Nesses momentos, quanto mais informações valiosas chegarem às mãos das pessoas, mais facilidade teremos de vencer quaisquer problemas que possam assolar a nossa economia.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: