Como tirar a empresa do vermelho: confira estas dicas valiosas

  • Vendas
Como tirar a empresa do vermelho: confira estas dicas valiosas

Ninguém deseja ter que gerenciar um negócio que vai mal das pernas, com as contas no negativo. Por isso, além de ter que lidar com fatores externos, como o cenário econômico, é preciso manter um controle apurado das finanças dentro da empresa para que ela não apresente problemas financeiros graves, que comprometam sua continuidade.

Todavia, nem sempre esses controles funcionam e os resultados indesejados aparecem. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas de como tirar a empresa do vermelho e evitar a falência. Tenha uma ótima leitura!

Faça um diagnóstico da situação

A primeira atitude a ser tomada pelos responsáveis pela gestão de uma empresa que quer sair do vermelho é compreender qual o real estado das contas do negócio e que atitudes a levaram a esse estágio. Por isso é tão importante traçar um diagnóstico.

Entre as razões mais comuns para esses resultados negativos, estão:

  • gastos constantemente superiores às receitas;
  • investimentos mal planejados;
  • contratações desnecessárias;
  • uso desregrado de empréstimos;
  • problemas na gestão do negócio (misturar contas de pessoa jurídica com as de pessoa física, por exemplo).

Reduza custos

Com o diagnóstico em mãos, parta para a ação. Com as contas no vermelho, a recomendação básica é reduzir os custos do negócio. E isso envolve tanto diminuir gastos fixos (como contas de água, luz e aluguel) quanto variáveis, como gastos com suprimentos ou até mesmo investimentos que estavam sendo planejados.

Para atingir esse objetivo, renegocie contrato, converse com fornecedores e oriente seus colaborares a agirem de modo a economizar recursos durante suas atividades.

Renegocie dívidas

Se as contas ruins já fizeram com que sua empresa contraísse dívidas, a saída delas passa por sentar com os credores e renegociá-las. Comece primeiro pelas dívidas mais caras e com juros mais altos (como é caso de bancos e instituições financeiras), mas não se esqueça dos fornecedores e de eventuais tributos que possam estar em atraso.

Na hora da negociação, seja sincero sobre a sua capacidade de pagamento e consulte a possibilidade de contar com descontos em multas e juros, o que pode representar uma boa economia.

Encontre novas fontes de recurso

Novas fontes de recursos provavelmente serão necessárias para trazer as contas novamente para o azul. Para isso, faça promoções, reavalie seus produtos e serviços disponibilizados para que eles chamem mais a atenção do público e, com isso, haja um incremento das vendas.

Outra possibilidade é readequar a margem de lucro, com o cuidado de não fazer com que sua empresa perca competitividade diante dessa elevação. Tomar medidas para reduzir a inadimplência é outra atitude que costuma trazer bons resultados, evitando prejuízos causados por clientes em atraso.

Mantenha um controle do fluxo de caixa e de vendas

Descuidar do fluxo de caixa e de vendas é outro erro comum de empresas que estão no vermelho. Por isso, reforçar o cuidado com esses processos, que permitem controlar todas as entradas e saídas de recursos, é outra estratégia comum por quem quer reverter o quadro ruim.

Para não errar no fluxo de caixa, o ideal é abandonar mecanismos manuais de controle e investir em ferramentas que auxiliem esse processo, automatizando-o. Isso permite controlar melhor as vendas feitas, independentemente do meio de pagamento utilizado, e evita equívocos que podem prejudicar as contas.

Depois de acompanhar essas dicas de como tirar a empresa do vermelho, é importante compreender o papel de um acompanhamento financeiro (incluindo o controle de vendas) constante para evitar que as contas voltem a apresentar números ruins.

Quer saber como fazer o controle de vendas da forma correta? Confira as dicas do nosso post!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente:

  • Av. Paulista, 2313
    Bela Vista - São Paulo
    Cep: 01311-934
  • (11) 9 7551.8030

Baixe o app:

Fechar Menu