Etapas fundamentais para a tomada de decisões na sua empresa

Etapas fundamentais para a tomada de decisões na sua empresa

Uma boa gestão se faz com boas escolhas. O problema é que o processo de tomada de decisão gerencial não é tão simples, mesmo em pequenas e médias empresas. No momento de bater o martelo, há uma série de fatores a considerar, entre vantagens e desvantagens. Ou seja, em toda escolha há riscos envolvidos, mas também existem oportunidades que podem ser valiosas.

Para fazer com que esse processo seja o mais positivo à sua empresa, siga as etapas fundamentais na tomada de decisões. Neste artigo, explicamos quais são esses passos. Acompanhe!

Identifique o problema e os responsáveis pela decisão

A administração de uma empresa se divide em três níveis gerenciais: estratégica, tática e operacional. No processo de tomada de decisões, é preciso identificar qual é o problema e qual nível é mais impactado por ele. Se for uma decisão estratégica, a avaliação deve ser direcionada para a alta direção da empresa.

A decisão tática diz respeito aos meios para executar o planejamento estratégico, devendo ser delegada aos responsáveis por definir e controlar processos. Já as decisões operacionais referem-se às tarefas do dia a dia, podendo ser avaliadas por supervisores e, dependendo da autonomia, até mesmo por trabalhadores diretamente envolvidos.

Sistematize decisões rotineiras

Existem decisões que são tomadas cotidianamente, fazem parte da rotina da gestão. Nesse caso, vale a pena sistematizar a tomada de decisão gerencial, ou seja, padronizar o processo. Para isso, defina quem deve se responsabilizar pela escolha e estabeleça um procedimento a ser seguido. Sempre que houver uma decisão que se torne recorrente, procure sistematizá-la. Dessa forma, parte do processo decisório se tornará mais ágil e simples.

Reúna informações

O passo seguinte consiste no levantamento de informações e dados sobre o problema a ser enfrentado. Se a decisão envolver questões internas, essas informações podem ser extraídas de relatórios gerenciais e de análises do ambiente interno, em que devem ser identificadas quais são as forças e as fraquezas da empresa. Softwares e aplicativos de gestão facilitam a obtenção de dados sobre o negócio, informando sobre resultados financeiros, quantidade de vendas realizadas, contas a pagar e a receber, entre outros indicadores de desempenho.

Caso a decisão envolva questões externas, como a entrada de um novo concorrente no mercado ou a ocorrência de uma crise econômica, além de reunir informações sobre o cenário externo, será necessário avaliar quais são as ameaças e as oportunidades para a empresa.

Estabeleça alternativas

Depois de identificar o problema e analisar os cenários interno e externo, elabore alternativas que sejam viáveis para resolver a questão. Por exemplo, a reformulação de processos, redução de custos ou mudanças na gestão de compras e fornecedores.

Identificadas as alternativas, avalie quais são os prós e contras para cada uma das opções. A reformulação de processos, por exemplo, pode exigir novos investimentos. Há recursos para isso? Para qualquer alternativa, é preciso verificar como implantá-la e quais serão seus impactos. Dessa forma, você consegue eliminar opções que não sejam viáveis.

Use a intuição

Até aqui, apresentamos o método racional para a tomada de decisão gerencial. Mas é fato que algumas escolhas, mesmo assim, são difíceis de serem tomadas. Isso acontece, por exemplo, quando existem várias alternativas viáveis para resolver o problema ou, pelo contrário, quando nenhuma opção parece ser adequada. Afinal de contas, o processo racional também tem suas limitações. Nesse momento, a intuição pode ser decisiva. Confie na sua experiência e use o famoso “feeling”.

Na tomada de decisão gerencial, é importante assumir o risco pelas escolhas feitas. Faz parte da rotina de empreendedores, administradores e gestores. São cargos que não podem se eximir dessa responsabilidade. Por isso, na hora de bater o martelo, esteja consciente da escolha feita.

Se você gostou do nosso artigo sobre tomada de decisão gerencial, acompanhe nossas redes sociais para ter acesso às nossas publicações.

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: