Como fazer a gestão de pagamentos do seu negócio de forma eficiente

  • Post Category:Vendas
Como fazer a gestão de pagamentos do seu negócio de forma eficiente

A gestão de pagamentos de uma empresa precisa de muita disciplina e atenção. A ausência de um acompanhamento adequado pode fazer com que situações passem despercebidas, causando problemas em um futuro próximo.

Assim, dentro do gerenciamento das contas, um dos aspectos que precisam ser destacados é a gestão de pagamentos, por estar diretamente associada com a manutenção da operação diária da instituição, assim como é necessário estar atento sobre a lucratividade e a disponibilidade de recursos.

Continue a leitura e saiba como fazer a gestão de pagamentos do seu negócio de forma eficiente!

Crie uma rotina para efetuar os pagamentos

Estabelecer uma rotina de pagamentos é indispensável para organizar a gestão de contas a pagar.

Quanto mais eficiente for a rotina de realização de pagamentos, menos contratempos tendem a aparecer. Pode ser que seja necessário um tempo para desenvolver a melhor maneira de pagamento. Assim, uma vez que for encontrada a melhor rotina, os problemas diminuem.

Tanto para quem efetua o pagamento quanto para quem recebe, ter clara a maneira de realizar pagamentos torna o processo mais confiável e consistente. Tudo isso é primordial quando o assunto é gestão financeira.

Organize toda a documentação

Uma boa organização é capaz de facilitar o trabalho de todos na organização e, consequentemente, o cumprimento dos compromissos de cada setor.

Por essa razão, é fundamental que os colaboradores relacionados com a gestão de pagamentos saibam o que é preciso ser feito, como e onde estão os documentos necessários para a realização das atividades. Isso evita a ocorrência de retrabalho, demora e correria para encontrar papéis que já devem estar previamente separados.

Faça uma previsão adequada dos gastos

Precisar quitar as obrigações do negócio e só descobrir no momento de processar os pagamentos que não há recursos suficientes para cobrir todos os compromissos é uma situação pela qual nenhum gestor gostaria de passar.

Embora estejamos fartos de saber que não se deve fazer isso, ainda há quem deixe de realizar o planejamento de pagamentos na última hora. O resultado é muita correria e o risco de algumas contas vencerem, acarretando juros.

Para evitar esse tipo de situação, é essencial fazer uma previsão de gastos eficiente, para não ser pego de surpresa, não tendo dinheiro suficiente para pagar todos os custos.

Utilize boas ferramentas de gestão financeira

As tarefas repetitivas devem estar amparadas por um software de gestão que possa automatizá-las. Além do mais, quanto maior for a integração entre os sistemas de gestão, melhores os resultados.

Outra importante vantagem de um sistema de gestão financeira é a facilidade na parte operacional do trabalho, ou seja, a possibilidade de extrair relatórios objetivos e de interpretação intuitiva. Ao procurar o seu, não se esqueça de conferir se a solução apresenta um dashboard amigável e de fácil compreensão.

Portanto, é válido destacar o aplicativo Tiquei pode ajudar na gestão de pagamentos de sua organização, pois é um aplicativo direcionado para gestão financeira de estabelecimento comercial. Todas as suas transações aparecem facilmente no aplicativo, com previsão de recebimentos e vendas realizadas. Além do mais, é o primeiro aplicativo multi bandeiras do mercado para micro e pequenas empresas.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para ler sobre “controle de vendas com cartões e como fazer da forma correta”!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente: