Máquina de cartão de crédito para microempresários: Vale a pena?

Máquina de cartão de crédito para microempresários: Vale a pena?

Ao mesmo tempo em que cada vez mais pessoas carregam na carteira cartões de crédito e débito, foi-se o momento em que contar com uma máquina para receber pagamentos era reservado a negócios maiores. Assim, mesmo donos de micro e pequenas empresas passaram a ter acesso a essa forma de receber seus pagamentos.

Mas máquina de cartão para microempresários é realmente um bom negócio? Neste post, falaremos um pouco sobre as formas de pagamento no Brasil e apresentaremos alguns dos principais motivos para ter uma maquininha. Boa leitura!

Qual o panorama atual dos meios de pagamento no Brasil?

Entender o tamanho do mercado de cartões de crédito no Brasil ajuda a responder a questão principal deste texto. E alguns números demonstram a rápida expansão desse setor.

Ainda no primeiro semestre de 2018, o setor de cartões movimentou R$720 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). Se comparamos esses números com o mesmo dado do ano anterior, veremos que o aumento foi de 13,6%.

Para a 2019, as perspectivas são ainda melhores. Com a recuperação da economia, a expectativa é que esse setor bata os R$ 2 trilhões no ano, de acordo com a estimativa da Mastercard, uma das principais bandeiras do mercado.

Por um microempresário deve contar com uma máquina de cartão de crédito?

Ainda que os números demonstrem uma adesão cada vez maior aos cartões como método de pagamento, muitos microempresários ainda ficam na dúvida sobre a viabilidade dessa opção em seus negócios. Muitos questionamentos vêm por conta da necessidade de ter que comprar ou alugar a máquina e ainda arcar com algumas taxas a cada operação.

No entanto, com uma análise das contas do seu negócio e uma boa negociação com as operadoras de cartão de crédito, oferecer aos clientes essa forma de pagamento certamente valerá a pena. Listamos abaixo alguns motivos que comprovam isso.

Aumento nas vendas

Imagine a cena: você convence um cliente a levar determinado produto mas, quando chega na hora de pagar, seu negócio perde a venda por aceitar apenas dinheiro vivo como forma de pagamento. Isso frustrará a expectativa do comprador, que não gastará com o seu negócio e, certamente, fará a compra no concorrente que aceitar o cartão dele.

Ou seja, quanto mais formas de pagamento disponíveis, maiores as chances de vender mais.

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