O que é Trade Marketing? Veja como aplicá-lo ao seu negócio

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O que é Trade Marketing? Veja como aplicá-lo ao seu negócio

Ao procurar formas de promover seu produto, você já deve ter se deparado com inúmeras estratégias de marketing, com diferentes intuitos e modos de abordagem. Entre essas práticas, uma das mais utilizadas é o chamado Trade Marketing.

Mas, como acontece frequentemente, pode ser difícil definir o que é Trade Marketing e o que não é. Logo, neste texto, vamos explorar mais detalhes desse conceito, indicar quais são os seus objetivos e como é possível aplicá-lo ao seu negócio. Boa leitura e bons negócios!

O que é Trade Marketing?

Embora não seja um conceito novo, já que ele está presente no mercado brasileiro desde meados dos anos 1990, ainda há muita confusão na hora de definir de forma sucinta e clara o que é Trade Marketing.

De todo modo, podemos conceituar essa estratégia como a interseção entre as práticas dos setores de marketing e de vendas, com o objetivo de melhorar a experiência dos consumidores na hora da compra e garantir que os produtos sejam distribuídos aos pontos de venda de forma eficaz, do momento em que o produto sai do estoque da fábrica até a prateleira.

Você já deve ter sido alvo de campanhas de Trade Marketing ao ir ao supermercado, por exemplo. A distribuição de degustações ou amostras e a organização criativa dos produtos nas gôndolas são algumas formas simples de exemplificar no que consiste essa prática.

Costuma-se dizer que o Trade Marketing é uma estratégia desenvolvida entre empresas (também chamada de B2B), mas que tem como objetivo cativar o consumidor final, naquilo que é conhecido como B2C.

Qual o objetivo do Trade Marketing?

Como a maioria das estratégias de marketing, o Trade tem como objetivo final o incremento no volume de vendas, por meio do aumento da sua exposição no mercado, do fortalecimento da marca e da definição correta dos canais de distribuição dos produtos.

Dentre as diversas etapas da elaboração de uma estratégia de Trade Marketing estão:

  • a venda dos produtos aos canais de distribuição;
  • a promoção do produto;
  • o desenvolvimento de atividades e eventos nos pontos de venda;
  • a análise do desempenho das vendas;
  • a condução de pesquisas de mercado;
  • o gerenciamento de equipes de promotores;
  • a execução do merchandising, responsável pela apresentação do produto nos locais de venda.

Como aplicar o Trade Marketing ao seu negócio?

Para que o Trade Marketing cumpra seu papel é necessária uma visão abrangente de todo o processo, que costuma envolver muitas etapas. Abaixo, listamos algumas dicas de como aplicar estratégias do gênero ao seu negócio.

Identifique as necessidades dos seus distribuidores

A melhor maneira de saber do que seus distribuidores precisam é entendendo o que os clientes deles procuram quando entram nas lojas. Por isso, desenvolva pesquisas para identificar essas tendências e ter uma base inicial para desenvolver as demais estratégias de Trade Marketing.

Conheça a jornada de compra dos seus consumidores

Colete informações para saber como os consumidores se comportam até tomar a decisão final de compra. A transformação digital permite que eles tenham muito mais informações nas mãos, o que faz com a jornada de consumo não se dê de forma linear.

Elabore ações

A partir do momento em que fornecedores e distribuidores estão alinhados, é possível pensar em ações nos pontos de venda para promover um produto. Nessa hora, vale ser criativo e pensar em estratégias adequadas de acordo com cada contexto.

Saiba o que a concorrência está fazendo

Acompanhe de perto o que seus concorrentes estão fazendo, para entender como eles se comportam e se os seus resultados estão satisfatórios. Dessa forma, é possível ter uma referência melhor sobre o que funciona ou não em cada segmento.

Mensure os resultados

Defina indicadores de desempenho e calcule qual o seu retorno sobre investimento (chamado de ROI). Assim, é possível identificar se as ações estão resultando no sucesso esperado. O ideal é contar com o auxílio da tecnologia para comparações precisas.

Agora que esclarecemos o que é Trade Marketing, fica mais fácil entender como ele pode auxiliá-lo a aumentar as vendas do seu negócio. Para isso, certifique-se de utilizar as estratégias condizentes com as necessidades suas e de seus distribuidores.

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