Conheça as 3 principais tendências do mercado varejista

  • Dicas
Conheça as 3 principais tendências do mercado varejista

O varejo é uma importante área para a economia brasileira, sendo o segundo setor que mais gera emprego no país. Entender o que se passa e quais são as tendências do mercado varejista é fundamental para qualquer lojista.

Nesse contexto, é preciso conhecer as principais mudanças que ocorrem nessa categoria, a fim de não ser surpreendido e, ainda, ter embasamento na preparação para o futuro do mercado.

Pensando nisso, nós resolvemos colocar algumas importantes informações sobre esse setor e quais são as mudanças previstas para o futuro. Confira!

Como está o mercado varejista no Brasil?

Quando falamos sobre o mercado varejista, principalmente no Brasil, é preciso considerar alguns aspectos. Com a crise economia brasileira, tivemos algumas importantes mudanças no comportamento de compra do brasileiro. Se antes ele preferia adquirir produtos novos, agora os artigos recicláveis, mas que apresentam um aspecto novo, são a preferência.

Além disso, houve uma grande expansão em relação aos consumidores de mais de 60 anos. Hoje há 26 milhões de compradores da terceira idade, e as previsões são que daqui a 5 anos esse número seja de 32 milhões.

Ainda, quanto aos números do varejo em geral, é bom saber que esse setor não foi tão afetado assim pelos anos de crise. Em 2017, o setor fechou com 6% de crescimento a mais do em 2016. Já em 2018, foi de 6,8%.

Sendo assim, podemos concluir que existem boas perspectivas para esse setor. Agora, vamos acompanhar quais são as principais tendências do mercado.

Quais são as principais tendências para o varejo?

1. Uso da tecnologia

Hoje em dia não existe setor em que a tecnologia não tenha uma atuação. Assim, no varejo, já temos algumas boas iniciativas tecnológicas, como o uso de chatbots para se comunicar com os clientes. Trata-se de robôs programados para auxiliar e esclarecer as dúvidas dos consumidores sobre produtos e serviços.

Outro exemplo vem da Amazon, chamado Amazon Go, e essa iniciativa pretende acabar com as filas. Os clientes vão até a loja e colocam os produtos de seu interesse na sacola e pronto, já compraram. Sem filas e sem necessidade de ir para o caixa.

Para que as compras sejam efetivadas, o cliente precisa baixar o aplicativo da empresa para fins de identificação. Depois, o app gera um QR Code que é utilizado para o reconhecimento do consumidor na entrada da loja. A partir daí, tudo o que ele compra é cobrado direto na conta da Amazon. 

Existem muitas outras tendências tecnológicas para o setor. Assim, é fundamental estar cada vez mais atento com relação a essas novidades.

2. Investimento em aplicativos

Na carona da tecnologia, os aplicativos de fato mudaram a forma como utilizamos os nossos dispositivos móveis e, mais do que isso, eles trouxeram infinitas possibilidades ao alcance da mão. Sendo assim, há algumas informações interessantes quando pensamos em varejo.

Atualmente, existem apps de compras que ligam os clientes às lojas. Aplicativos em que é possível não só comprar produtos, como acompanhar a entrega, confirmar pagamentos etc. Outros são capazes de auxiliar o lojista a controlar suas vendas, proporcionando monitoramento de clientes, vendas, taxas, entre outros.

A tendência é que tenhamos o desenvolvimento dessas facilidades, tornando cada vez mais prático realizar vendas para os varejistas.

3. Integração entre lojas físicas e virtuais

Curiosamente, ao mesmo tempo em que há uma grande demanda tecnológica em relação ao varejo, também existe um movimento inverso. Algumas lojas virtuais estão apostando em pontos físicos.

Nesse contexto, há iniciativas por parte de algumas startups americanas, como a Simon, que oferece lojas físicas colaborativas em lugares comerciais, como shopping ou ruas. Os comerciantes interessados podem alugar os espaços por US$ 500 por mês. Uma possibilidade interessante e que mostra uma nova maneira de locação de estabelecimentos.

Podemos acompanhar até aqui algumas novidades sobre o setor varejista, além de compreender sua situação no país. Salientamos como é importante buscar conhecer cada vez mais as novidades dessa categoria para estar preparado para o futuro.

Gostou de conhecer as tendências do mercado varejista? Então, não se esqueça de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!

Se junte ao universo Tiquei

#somosmulti #somostiquei

Baixe gratuitamente:

  • Av. Paulista, 2313
    Bela Vista - São Paulo
    Cep: 01311-934
  • (11) 9 7551.8030

Baixe o app:

Fechar Menu